Caso não consiga visualizar corretamente esse e-mail, acesse aqui
VISITE O SITE                                                    ASSINE O BOLETIM
                                              
Desenvolvimento de Competências
Processo Seletivo 
 
Como informamos no Boletim 13, apresentaremos as experiências obtidas com a atividade educacional promovida pelo LaISS, com estudantes do ensino médio de duas escolas públicas de Manguinhos. Neste vídeo, Leticia Barbosa, uma das idealizadoras e professoras do curso, conta como foi realizado o processo seletivo das turmas.
 Inteligência coletiva e Educação
 
Um novo aplicativo está sendo desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com o formato de uma biblioteca virtual, ele usará a inteligência coletiva para auxiliar professores da Educação Básica a preparar aulas e avaliações. A ferramenta visa trazer avanços na educação e na implementação do "ensino híbrido", metodologia de ensino que mescla o aprendizado online com o offline. Acesse aqui uma dissertação de mestrado sobre este assunto.
Steve Jobs School
A Steve Jobs School é uma instituição pública de ensino que tem o objetivo de preparar os alunos para o mundo tecnológico. O modelo educacional aposta em plataformas e ferramentas virtuais para o desenvolvimento da criatividade e da autonomia de crianças e pré-adolescentes. A série Destino Educação – Escolas Inovadoras, do Canal Futura, apresentou um episódio completo sobre a instituição.
Geração Z hiperconectada

A geração Z tem como principal característica a relação intrínseca com a internet. De que maneira essa hiperconexão pode interferir na aprendizagem? Segundo a Ph.D. em educação superior, Corey Seemiller, as instituições de ensino devem estar didaticamente preparadas para entender esses adolescentes e aproximar o ensino das ferramentas tecnológicas. Confira aqui a entrevista.
Escola na Nuvem
 
Em uma palestra TED, o pesquisador em educação Sugata Mitra faz uma proposta ousada: projetar a Escola na Nuvem, um laboratório de ensino na Índia, onde crianças podem explorar e aprender umas com as outras - usando recursos e monitoria da nuvem. Veja neste vídeo sua inspiradora visão dos Ambientes de Aprendizado Auto-Organizáveis (AAAO).
Produção Acadêmica
Fale Conosco
Todos os Boletins
Enviado por LaISS - Laboratório Internet, Saúde e Sociedade
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos
CEP: 21041-210
E-mail: laiss@ensp.fiocruz.br

Não deseja receber nossas mensagens? Acesse este link