Caso não consiga visualizar corretamente esse e-mail, acesse aqui
VISITE O SITE                                                    ASSINE O BOLETIM
                                              
Desenvolvimento de Competências:
Resiliência
 
No sexto vídeo sobre o curso "Jovens, TICs e o Desenvolvimento de Competências", o professor Rodolfo Paolucci aborda o tema: Resiliência. A iniciativa foi promovida e realizada pelo LaISS, com estudantes de dois Colégios Estaduais de Manguinhos. Neste vídeo, Paolucci explica como a competência resiliência foi trabalhada em sala de aula. Os vídeos da série estão disponíveis nos boletins anteriores (13141516 e 17) e em nosso canal no Youtube.
Resiliência: Nova perspectiva na promoção da Saúde?
 
O artigo de Maria Glícia Rocha da Costa e Silva Noronha e colaboradores (2009), publicado na Revista Ciência e Saúde Coletiva apresenta o conceito de resiliência como uma nova perspectiva para a promoção da saúde. Considerando que a promoção da saúde é uma das atribuições do Programa Saúde da Família (PSF), o estudo analisa o papel da resiliência na assistência às famílias atendidas pelo programa e enfatiza a relação da equipe multiprofissional com o tema. 
O que é Resiliência?
 
 
Resiliência pode ser definida como a capacidade de um indivíduo lidar com situações adversas e se adaptar às mudanças. Promover a resiliência significa obter melhores condições para superar as adversidades da vida mantendo a saúde emocional, mental e física. Atualmente, ela é uma das habilidades mais requeridas no mercado de trabalho e essencial para a qualidade de vida. Algumas alunas avaliaram a importância da competência RESILIÊNCIA no curso.
Edição Especial:
Revista Saúde em Debate
 
Será lançado no Congresso da ABRASCO um número especial da Revista Saúde em Debate sobre Monitoramento e Avaliação em Saúde. Esta publicação é fruto de uma parceria do LASER/ENSP com o Departamento de Monitoramento e Avaliação do Ministério da Saúde. Nele constam dois artigos dos pesquisadores do LaISS.
FIOCRUZ promove ato contra violência
 
Os frequentes conflitos armados em Manguinhos têm afetado a vida de moradores e trabalhadores da região. Desde o dia 24 de março, as operações realizadas pela polícia têm causado tiroteio, suspensão das aulas e mortes nas comunidades do bairro. A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) realizou no dia 25 de abril um ato contra a violência. A manifestação pretendeu promover uma reflexão sobre a necessidade do enfrentamento da violência e, sobretudo, chamar a atenção para a situação vivida na região.
Produção Acadêmica
Fale Conosco
Todos os Boletins
color-link-48.png
color-forwardtofriend-48.png
color-facebook-48.png
color-rss-48.png
color-youtube-48.png
Enviado por LaISS - Laboratório Internet, Saúde e Sociedade
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos
CEP: 21041-210
E-mail: laiss@ensp.fiocruz.br

Não deseja receber nossas mensagens? Acesse este link