Caso não consiga visualizar corretamente esse e-mail, acesse aqui
VISITE O SITE                                                    ASSINE O BOLETIM
                                              
Desenvolvimento de Competências:
Criatividade
 
O vídeo sobre o curso "Jovens, TICs e o Desenvolvimento de Competências" dessa semana aborda o tema: Criatividade. A iniciativa foi promovida e realizada pelo LaISS, com jovens do ensino médio de duas Escolas Estaduais de Manguinhos. A professora e uma das idealizadoras do curso, Leticia Barbosa, explica como a competência Criatividade foi trabalhada em sala de aula. Os vídeos da série estão disponíveis nos boletins 1314 15 e 16 e em nosso canal no Youtube.
Escola do Futuro
 
A Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo (USP), é uma iniciativa de inclusão digital e protagonismo social. O programa contribui para o desenvolvimento profissional da comunidade e realiza pesquisas sobre a produção do conhecimento em ambientes Web. Recentemente, a pesquisadora Fabiana Grieco defendeu a tese de doutorado que revisita a trajetória da Escola do Futuro e analisa seus principais projetos sob a ótica das Literacias de Mídia e Informação (MIL).
Ken Robinson
As escolas matam a criatividade?

Como as escolas limitam a criatividade das crianças? Em sua palestra no TED Talks, o professor e especialista em criatividade, Ken Robinson, defende a criação de um sistema educacional que não se baseie nas habilidades acadêmicas. Ken afirma que a escola precisa repensar os princípios da educação e incentivar a criatividade do corpo e da mente. "As escolas educam sem atender às capacidades criativas do indivíduo. Não crescemos para a criatividade, somos ensinados a perdê-la".
Artigo
Internet e os hábitos de leitura

O artigo de Dênisson Monteiro e colaboradores (2016), publicado no periódico Em Rede - Revista de Educação à Distanciadescreve  a interferência da internet na formação de um novo leitor nas escolas. A  ideia motivadora da pesquisa foi a resistência de alguns professores em manter a  prática pedagógica apoiada no material impresso e o questionamento do uso das novas tecnologias como fomento na leitura e melhoria da escrita dos alunos. 
Edição Especial: Internet e Saúde
 
A revista francesa La Revue Internationale de Communication Sociale et Publique lançou uma edição especial sobre INTERNET E SAÚDE. Os sete artigos abordam uma variedade de assuntos referentes ao tema e a sua relação com o contexto social, econômico e cultural.  As publicações estão disponíveis para download. O  boletim do LaISS nº12  trouxe um conteúdo especial sobre os autores desses artigos.
Produção Acadêmica
Fale Conosco
Todos os Boletins
Enviado por LaISS - Laboratório Internet, Saúde e Sociedade
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Manguinhos
CEP: 21041-210
E-mail: laiss@ensp.fiocruz.br

Não deseja receber nossas mensagens? Acesse este link