Avaliação da Informação em Saúde na WEB (Resultados)
Projeto de Tuberculose
Acesse o livro Qualidade da Informação em sites de tuberculose: análise da segunda experiência inovadora.
Projeto de Dengue
Acesse o livro Qualidade da Informação em sites de dengue: análise de uma experiência inovadora e confira a lista completa de indicadores na página 75.
Entre maio de 2012 e de 2013, o LAISS desenvolveu um projeto de pesquisa voltado para a análise da qualidade da informação em sites de Dengue que contou com o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/FIOCRUZ) e Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal/FIOCRUZ).
Consideramos esta experiência inovadora pois contou com a participação de moradores das Comunidades de Manguinhos como avaliadores. Ela também foi inovadora pelo fato de disponibilizar os resultados contendo as notas obtidas em cada um dos critérios e indicadores dos 20 sites de Dengue avaliados de forma transparente. Esta avaliação contou com a participação de 20 moradores e de 10 médicos da Fiocruz.
Atualmente estão sendo avaliados sites de Tuberculose, em parceria com o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (ENSP/FIOCRUZ), e de Aleitamento Materno, em parceria com o Banco de Leite Humano (IFF/FIOCRUZ).
Apresentação (clique aqui para esconder ou exibir seu conteúdo)
O Dilúvio de Informação

O mundo presenciou nos últimos 20 anos uma intensa e radical transformação tecnológica que tem, entre outras consequências, proporcionado o crescimento acentuado do acesso à informação. Há mais informação disponível e ela é, cada vez mais, fácil e rapidamente acessível graças ao advento e expansão da Internet.
Em um contexto marcado pelo aumento da presença da Internet no cotidiano do cidadão e pela assimetria das condições de acesso, a saúde desponta como uma das áreas onde há cada vez mais informação disponível para um número cada vez maior de pessoas interessadas. Este interesse se justifica na medida em que a saúde tornou-se, nos últimos anos, uma das principais preocupações do homem, adquirindo um valor inédito na história da humanidade. Por esta razão, é cada vez maior o número de pessoas que acessam a Internet para obter alguma informação sobre sua condição de saúde ou de um parente ou amigo.
O fato de existirem incontáveis sites de saúde produzidos por organizações, agências ou indivíduos sem qualquer tipo de controle ou fiscalização gera um problema que pode ter graves consequências para a Saúde Pública: Muitos sites apresentam informações incompletas, contraditórias, incorretas ou até fraudulentas (McLeillan, 1998). Mesmo se seu conteúdo for correto e atualizado ela pode ser apresentada de forma incompreensível para cidadão comum. Essas informações podem atrapalhar o tratamento, induzir à automedicação e até prejudicar o paciente.
Diante desta realidade o cidadão comum tem dificuldade de distinguir o certo do enganoso ou o inédito do tradicional. Diante do dilúvio de informações, promovido pela Internet, torna-se necessário que cada grupo de interesses faça sua própria seleção, sua própria filtragem, construa, nas palavras do filósofo Pierre Levy sua própria "arca". Assim, a avaliação da qualidade da informação na Internet tem se transformado em um novo desafio para o homem contemporâneo, particularmente no campo da saúde.
No Brasil não há notícia de qualquer agência pública ou privada que esteja preocupada com a avaliação da qualidade da informação em saúde disponível na Internet. Em termos acadêmicos a produção bibliográfica nacional sobre o tema é bastante incipiente.
Entre os anos de 2012 e 2013, o LAISS desenvolveu um projeto de pesquisa voltado para análise da qualidade da informação em sites de Dengue, que contou com o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da FIOCRUZ.
Atualmente, o LAISS está finalizando a avaliação da informação em sites de Tuberculose e Aleitamento Materno.
Processo de avaliação
Projeto de Dengue
O processo de avaliação da qualidade da informação disponível em sites de Dengue que foi realizado por nós, pode ser dividido em duas fases. Na Primeira Fase foram selecionados os avaliadores e construídos os critérios e indicadores de avaliação. Nesta fase foram também escolhidos os sites que seriam avaliados. Na Segunda Fase foi elaborada uma ferramenta e realizada a avaliação. A primeira fase durou nove e a segunda três meses.

Projeto de Tuberculose
O processo de avaliação da qualidade da informação disponível em site de Tuberculose foi dividido em duas fases. Na primeira fase, os avaliadores foram convidados para realizar a avaliação, foram escolhidos os 12 sites de Tuberculose que seriam avaliados e os critérios e indicadores de avaliação foram construídos em parceria com os profissionais do Centro de Referência Professor Hélio Fraga. Na segunda fase do projeto, a ferramenta para realização da avaliação foi elaborada e a avaliação realizada.
Cronograma | |||||
Meses X Atividades (2014-2015) | Criação dos indicadores | Ajustes na Ferramenta de Avaliação | Seleção das Fontes de Tuberculose | Apresentação e debate dos indicadores | Avaliação das Fontes Selecionadas |
Outubro | |||||
Novembro | |||||
Dezembro | |||||
Janeiro | |||||
Fevereiro | |||||
Março | |||||
Abril | |||||
Maio | |||||
Junho |
Projeto de Aleitamento materno
O processo de avaliação da qualidade da informação disponível em site de Aleitamento Materno foi dividido em duas fases. Na primeira fase, os pesquisadores-cidadão foram selecionados, assim como os sites de Aleitamento Materno que seriam avaliados. Também foram construídos os critérios e indicadores de avaliação em parceria com o IFF. Na segunda fase do projeto, a ferramenta para realização da avaliação foi elaborada e a avaliação realizada.
Cronograma | |||||
Meses X Atividades (2014-2015) | Criação dos indicadores | Ajustes na Ferramenta de Avaliação | Seleção das Fontes de Aleitamento Materno | Apresentação e debate dos indicadores | Avaliação das Fontes Selecionadas |
Novembro | |||||
Dezembro | |||||
Janeiro | |||||
Fevereiro | |||||
Março | |||||
Abril | |||||
Maio | |||||
Junho | |||||
Julho | |||||
Agosto | |||||
Setembro | |||||
Outubro | |||||
Novembro |
Avaliadores
Projeto de Dengue
"None of the studies conducted comprehension tests with actual consumers or used judgment of literacy experts." (Eysenbach et al, 2002: 2695).
Trecho da Revisão Sistemática neste tema que pode ser traduzido assim: Nenhum dos estudos realizaram testes de compreensão com os consumidores reais ou julgamento usado por especialistas em alfabetização.
Nosso projeto realizou uma primeira inovação incremental na medida em que contou com a participação de vinte moradores das comunidades do “Complexo de Manguinhos” e de dez médicos que atuam na atenção primária ou que pesquisam a Dengue na Fundação Oswaldo Cruz.
Estes vinte moradores foram selecionados entre os alunos que haviam feito um curso de alfabetização digital no Laiss em 2011. Tratam-se de dezessete mulheres e três homens. A maioria com o primeiro grau incompleto, tendo entre 30 e 40 anos. Muitos deles não tinham habilidade ou conhecimentos básicos de informática nem tinham intimidade com as redes sociais. Eles receberam uma bolsa de 100 reais por mês da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) para participar deste projeto como avaliadores dos sites. Eles se sentiram reconhecidos e respeitados por esta iniciativa da Fiocruz e denominaram carinhosamente a bolsa de “pochete”, por se tratar de um valor reduzido. Esta bolsa serviu de estímulo a participação destes moradores. Apesar de ser um valor aparentemente irrisório muitos deles aguardavam ansiosamente o deposito da bolsa. Como o espaço físico do Laiss comporta apenas 10 computadores, a turma se dividiu em dois grupos que se reuniram semanalmente: um as quartas feiras das 17 às 19 horas e outro aos sábados das 10 ao meio dia. Estes moradores avaliaram os sites como representantes dos usuários e frequentadores dos sites.
Em algumas etapas do trabalho, os moradores de manguinhos tiveram maior ou menor grau de envolvimento. Em todo o momento a equipe do LAISS teve a preocupação de propiciar que as opiniões dos moradores fossem consideradas determinantes para a tomada de decisão. Através do processo de comunicação dialógica de Paulo Freire, promovemos discussões para compreensão de cada conceito e, em seguida, para desenvolvimento dos nossos critérios e indicadores, além de outras etapas como o retorno dado por eles durante o pré-teste da ficha de avaliação. No nosso entender:
"/.../ todo ato de pensar exige um sujeito que pensa, um objeto pensado, que midiatiza o primeiro sujeito do segundo, e a comunicação entre ambos, que se dá entre signos linguísticos." (Freire, 1971, p.66)
Entre os médicos foram convidados cinco profissionais experientes na atenção primária que trabalham no Centro de Saúde Escola Germano Sinval de Faria, da Escola Nacional de Saúde Publica da Fiocruz; um Pesquisador do Instituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas (IPEC) da Fiocruz, estudioso de doenças febris, e quatro médicos recém-formados que atuam na Estratégia de Saúde da Família. Eles participaram como voluntários avaliando as informações presentes nos sites de Dengue depois que a ferramenta on line ficou pronta. Dois deles nos auxiliaram na elaboração das perguntas relacionadas especificamente com esta doença. Os médicos participaram como profissionais avaliadores de sites.
Projeto de Tuberculose
Os mesmo avaliadores que que participaram do processo de avaliação da qualidade da informação disponível em sites de Dengue foram convidados para realizar a uma nova avaliação, dessa vez em sites de Tuberculose. O grupo era composto por 20 pesquisadores-cidadãos, moradores de Manguinhos e formavam uma equipe heterogênea no que diz respeito a genêro, idade e escolaridade. Esse grupo participou de 30 encontros presenciais, que eram semanais e aconteciam no LAISS.
Entre os especialistas, 19 profissionais participaram como voluntários, realizando a avaliação de maneira remota, através da ferramennlineta o. Entre eles 4 profissionais do Centro de Referência Hélio Fraga, 5 profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval de Faria, da Escola Nacional de Saúde Publica da Fiocruz; 6 profissionais que atuam no Laboratório de Situações Endêmicas Regionais (Laser), 1 profissional que atua no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e 3 profissionais que atuam na Residência Multiprofissional em saúde da família da Escola Nacional de Saúde Pública.
Projeto de Aleitamento Materno
O grupo de 10 pesquisadores cidadãos foi formado considerando critérios específicos, elaborados em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF). O intuito era criar uma amostra de avaliadores heterogênea. Dessa maneira, foi constituído um grupo de avaliadores com homens e mulheres (de diferentes faixas etárias), que tenham ou não filhos, conforme o quadro abaixo. Esse grupo participou de 35 encontros presenciais, que eram semanais e aconteciam no LAISS.
Quantidade | Detalhes - Público |
1 | Homem - Sem filhos |
1 | Homem - Que conviva com a mãe e com o (a) filho (a) menor de dois anos que participa dos cuidados deste |
1 | Mulher - Na faixa etária de de 10 a 19 anos, sem filhos |
1 | Mulher - Na faixa etária de 10 a 19 anos, com filhos menores de 2 anos |
2 | Mulher - Na faixa etária acima de 19 anos, sem filhos |
2 | Mulher - Na faixa etária acima de 19 anos, com filhos menores de 2 anos |
1 | Mulher - Na faixa etária acima de 45 anos que tenha com vivido com a filha gestante |
1 | Mulher - Na faixa etária acima de 45 anos q eu conviva com mães de menores de 2 anos |
Em relação aos especialistas, 10 profissionais participaram como voluntários, realizando a avaliação de maneira remota, através da ferramenta online. Entre eles 4 profissionais do Instituto Fernandes Figueira e 6 profissionais do do Centro de Saúde Escola Germano Sinval de Faria, da Escola Nacional de Saúde Publica da Fiocruz.
Critérios e indicadores
Critério Técnico
Este critério abrange a atribuição de responsabilidade e referencia pela informação oferecida, a apresentação de datas de criação e atualização do site e a existência de propaganda comercial.
Critério Interatividade
A proposta desse critério prevê que o site avaliado ofereça meios de comunicação como “fale conosco”, Facebook, Twitter, alem de estruturas básicas de navegação como “menu” e “buscador”. A página deve ser considerada, ainda, atraente pelo avaliador seja ele usuário ou profissional.
Critério Abrangência
Nosso trabalho adotou o sentido e o significado deste critério na íntegra. Como a Dengue é uma doença transmissível foi considerado abrangente o site que apresentou informações sobre prevenção, transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento.
Critério Acurácia
Acurácia é definida pelo grau de concordância entre a informação oferecida e a melhor evidência ou a prática médica geralmente aceita. No nosso entender a precisão e a atualidade são atributos essenciais para provisão de informação sobre saúde. Por isso os sites de saúde precisam apresentar uma informação correta do ponto de vista científico.
Critério Legibilidade
Este critério pretende verificar a capacidade do texto ser compreensível por um leigo. O método adotado pelos artigos analisados relaciona-se com a extensão e a complexidade das frases e das palavras. Os artigos usam fórmulas como Flesh-Kincaid Grade Level Índex. No nosso entender utilização destas fórmulas tem limitações, pois os índices de legibilidade que elas utilizam não envolvem outros aspectos subjetivos que afetam a compreensão do texto e das palavras.
Por esta razão decidimos envolver alguns moradores das Comunidades de Manguinhos nesta avaliação. O perfil socioeconômico que eles têm e o nível de escolaridade se aproxima, em linhas gerais, daquele presente na maioria dos brasileiros. Se estes avaliadores compreenderem o que está escrito no site, existe uma enorme chance da maioria dos usuários ter a mesma percepção. Se eles não compreenderem a assertiva também é verdadeira: a maioria dos brasileiros também terá dificuldade de compreender o que está escrito.
Este critério foi avaliado somente pelo grupo de moradores de Manguinhos.
Confira a lista de indicadores desenvolvidos por critério de cada projeto:
Projeto de Dengue
Acesse o livro Qualidade da informação em sites de dengue: análise de uma experiência inovadora e confira a lista completa de indicadores na página 75.
Projeto de Tuberculose
CRITÉRIO | INDICADOR | |
1 | TÉCNICO | Constam informações sobre o responsável / Instituição? |
2 | Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO? | |
3 | O site tem alguma PROPAGANDA comercial? | |
4 | Tem a fonte de informação para PREVENÇÃO? | |
5 | Tem a fonte de informação para TRANSMISSÃO? | |
6 | Tem a fonte de informação para SINTOMAS? | |
7 | Tem a fonte de informação para DIAGNÓSTICO? | |
8 | Tem a fonte de informação para TRATAMENTO? | |
9 | INTERATIVIDADE | Existe um CANAL DE COMUNICAÇÃO para contato? |
10 | Participa de alguma REDE SOCIAL? | |
11 | Existe ferramenta de busca (pesquisa)? | |
12 | Existe um MENU principal? | |
13 | A PRIMEIRA PÁGINA do site é ATRAENTE? | |
14 | ABRANGÊNCIA | Tem informação sobre PREVENÇÃO? |
15 | Tem informação sobre TRANSMISSÃO? | |
16 | Tem informação sobre SINTOMAS? | |
17 | Tem informação sobre DIAGNÓTICO? | |
18 | Tem informação sobre ONDE fazer o DIAGNÓSTICO? | |
19 | Tem informação sobre TRATAMENTO? | |
20 | Tem informação sobre ONDE fazer o TRATAMENTO? | |
21 | Tem informação sobre os EFEITOS COLATERAIS do TRATAMENTO? | |
22 | LEGIBILIDADE | Você teve dificuldade de entender a informação sobre PREVENÇÃO? |
23 | Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de PREVENÇÃO? | |
24 | Tem IMAGENS na página de PREVENÇÃO? | |
25 | As IMAGENS na página de PREVENÇÃO ajudam a entender o texto? | |
26 | Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRANSMISSÃO? | |
27 | Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRANSMISSÃO? | |
28 | Tem IMAGENS na página de TRANSMISSÃO? | |
29 | As IMAGENS na página de TRANSMISSÃO ajudam a entender o texto? | |
30 | Você teve dificuldade de entender a informação sobre SINTOMAS? | |
31 | Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de SINTOMAS? | |
32 | Tem IMAGENS na página de SINTOMAS? | |
33 | As IMAGENS na página de SINTOMAS ajudam a entender o texto? | |
34 | Você teve dificuldade de entender a informação sobre DIAGNÓSTICO? | |
35 | Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de DIAGNÓSTICO? | |
36 | Tem IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO? | |
37 | As IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO ajudam a entender o texto? | |
38 | Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRATAMENTO? | |
39 | Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRATAMENTO? | |
40 | Tem IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO? | |
41 | As IMAGENS na página de TRATAMENTO ajudam a entender o texto? | |
ACURÁCIA | PREVENÇÃO | |
42 | A Tuberculose pode ser prevenida em lugares arejados. | |
43 | A vacina BCG protege as crianças das formas mais graves da tuberculose (Exemplo: Minigite Tuberculosa) | |
44 | A vacinação da BCG é obrigatória a todas as crianças e é oferecida pela rede pública. | |
TRANSMISSÃO | ||
45 | A tuberculose é transmitida por via aérea (através da tosse, fala ou espirro) e não por contato físico (como por exemplo, aperto de mão) ou com utensílios domésticos. | |
46 | A tuberculose pulmonar e laríngea são as que transmitem a doença. | |
47 | Na maioria das vezes, se o tratatamento for realizado corretamente, em 15 dias, o doente não transmite mais. | |
48 | O paciente que apresenta a o exame de escarro negativo (baciloscopia negativa), não transmite a doença. | |
SINTOMAS | ||
49 | O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de 03 semanas. | |
50 | Febre, perda de apetite, perda de peso, suor noturno e escarro com sangue são sintomas frequentes da Tuberculose (Até 2 sintomas - Incompleto / 3 ou mais sintomas - Completo). | |
51 | Os sintomas desaparecem com o uso regular das medicações. Isso não significa que o paciente esteja curado. | |
DIAGNÓSTICO | ||
52 | Quando se divide o ambiente com alguém com tuberculose é necessário realizar uma avaliação de saúde. | |
53 | A prova tuberculínica (PPD) é o teste diagnóstico para saber se o indivíduo teve contato com o bacilo. | |
54 | O indivíduo pode se infectar pelo bacilo e não desenvolver a doença. | |
55 | Todo paciente com tuberculose deve fazer o teste anti-HIV, pois o portador de HIV/AIDS tem maior chance de desenvolver a tuberculose. | |
56 | O principal exame para diagnosticar a tuberculose pulmonar é o exame de escarro (baciloscopia). | |
57 | O Raio X de Tórax é um exame que auxilia no diagnóstico da tuberculose pulmonar. | |
TRATAMENTO | ||
58 | A tuberculose tratada corretamente tem cura. | |
59 | A duração do tratamento é de no mínimo 06 meses. | |
60 | O paciente que abandonar ou usar os medicamentos irregularmente não será curado. A doença pode piorar e o bacilo pode tornar-se resistente aos medicamentos. | |
61 | Os medicamentos são gratuitos e distribuidos na rede publica. | |
62 | Em caso de efeito colateral, o medicamento só deverá ser suspenso por orientação do profissional da saúde. |
Projeto de Aleitamento Materno
CRITÉRIO | INDICADOR | |
TÉCNICO | Constam informações sobre o responsável / Instituição? | |
Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO? | ||
O site tem alguma PROPAGANDA comercial? | ||
Tem a fonte de informação para as CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO? | ||
Tem a fonte de informação sobre os CUIDADOS COM A MAMA? | ||
Tem a fonte de informação para os ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ? | ||
Tem a fonte de informação sobre as DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO? | ||
Tem a fonte de informação sobre o uso dos BICOS ARTIFICIAIS? | ||
Tem a fonte de informação sobre a FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS? | ||
Tem a fonte de informação sobre o direito da mãe a LICENÇA MATERNIDADE? | ||
INTERATIVIDADE | Existe um CANAL DE COMUNICAÇÃO para contato? | |
Participa de alguma REDE SOCIAL? | ||
Existe ferramenta de busca (pesquisa)? | ||
Existe um MENU principal? | ||
A PRIMEIRA PÁGINA do site é ATRAENTE? | ||
ABRANGÊNCIA | Constam informações sobre as CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO? | |
Constam informações sobre os CUIDADOS COM A MAMA? | ||
Constam informações sobre ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ? | ||
Constam informações sobre as DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO? | ||
Constam informações sobre o uso dos BICOS ARTIFICIAIS? | ||
Constam informações sobre A FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS? | ||
Constam informações sobre o direito da mãe a LICENÇA MATERNIDADE? | ||
LEGIBILIDADE | Você teve dificuldade de entender a informação sobre CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO? | |
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO? | ||
Tem IMAGENS na página de CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO? | ||
As IMAGENS na página de CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO ajudam a entender o texto? | ||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre os CUIDADOS COM A MAMA? | ||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de CUIDADOS COM A MAMA? | ||
Tem IMAGENS na página de CUIDADOS COM A MAMA? | ||
As IMAGENS na página de CUIDADOS COM A MAMA ajudam a entender o texto? | ||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre a ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ? | ||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página deALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ? | ||
Tem IMAGENS na página de ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ? | ||
As IMAGENS na página de ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ ajudam a entender o texto? | ||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO? | ||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO? | ||
Tem IMAGENS na página de DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO? | ||
As IMAGENS na página de DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO ajudam a entender o texto? | ||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre o uso dos BICOS ARTIFICIAIS? | ||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página do uso dos BICOS ARTIFICIAIS? | ||
Tem IMAGENS na página do uso dos BICOS ARTIFICIAIS? | ||
As IMAGENS na página de BICOS ARTIFICIAIS ajudam a entender o texto? | ||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre a FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS? | ||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS? | ||
Tem IMAGENS na página de FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS? | ||
As IMAGENS na página de FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS ajudam a entender o texto? | ||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre a LICENÇA MATERNIDADE? | ||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de LICENÇA MATERNIDADE? | ||
Tem IMAGENS na página de LICENÇA MATERNIDADE? | ||
As IMAGENS na página de LICENÇA MATERNIDADE ajudam a entender o texto? | ||
ACURÁCIA | O leite materno é um alimento completo que fornece ao bebê todos os componentes necessários ao seu desenvolvimento, protegendo-o contra infecções no intestino, estômago e pulmões. | Propriedades do Leite Materno |
O Leito Materno não deve ser complementado com outros líquidos (água, chá ou outros leites) nos primeiros 6 meses de vida do bebê. | ||
Não existe leite materno fraco! | ||
O banho-maria deve ser realizado com a colocação do frasco a ser aquecido ou descongelado detro da água já aquecida, em ponto de borbulha, com o fogão já desligado. O nível da água de dentro da panela deve ficar acima do nível do leite dentro do frasco (ou o frasco deverá ficar mergulhado dentro da panela sem chegar na altura da rosca de sua tampa) e, durante o descongelamento ou aquecimento do leite, o frasco deverá ser agitado de cinco em cinco minutos. | ||
Não há necessidade de preparo das mamas durante a gravidez para a amamentação; não se deve usar qualquer objeto, não espremer e não utilizar cremes ou loções nas mamas. | Cuidados com a Mama | |
O Bebê faz uma boa pega quando ele abocanha mais do que o bico do peito da mãe. Observa-se que a boca do bebê está bem aberta (“boca de peixinho”), lábios virados para fora, o queixo encosta no peito da mãe, as bochechas ficam arredondadas e o bebê demonstra estar satisfeito no final da mamada; | ||
Mastite é uma infecção da mama, associada a rachaduras (fissuras) e machucados nos mamilos e endurecimento da mama por dificuldade da saída ou por excesso de produção do leite. | ||
A mastite pode ser evitada com o esvaziamento das mamas através das mamadas e também com massagens seguidas de ordenhas; não se devem fazer compressas quentes nas mamas e, caso a infecção persista, a mulher deve buscar ajuda de um médico para tratamento. | ||
A massagem das mamas deve começar na região ao redor do bico, em direção ao corpo da mulher, com os dedos da mão espalmados, sempre em movimento circulares. | ||
A Massagem das mamas favorece a ordenha manual (retirada do leite com as mãos). | ||
Para ordenhar o leite a mulher deve lavar muito bem as mãos com água e sabão, cobrir os cabelos, boca e nariz com um pano limpo, desprezando os primeiros jatos que saírem de seu peito. | Amamentação | |
A ordenha manual das mamas deve ser feita colocando o polegar acima da linha onde acaba a parte escura da mama (aréola) e os dedos indicador e médio abaixo dessa parte, firmando bem os dedos e empurrando a mama para trás em direção ao corpo da mulher. Ainda com a mama recolhida, apertar o polegar em direção aos outros dedos (indicador e médio) até sair o leite. | ||
Ao completar 6 meses de vida, devemos adicionar outros alimentos ao Aleitamento Materno, que deve ser mantido até os 2 anos de vida ou mais. | ||
O bebê saudável deve ser colocado para sugar o peito da mãe na primeira meia hora de vida; este estímulo favorece a descida do leite. | ||
Não utilizar bicos artificiais (chupetas, mamadeiras, bicos de silicone, etc), pois eles podem atrapalhar a sucção do bebê e provocar o abandono da amamentação antes do tempo indicado. | ||
Os bicos artificiais podem alterar a estrutura facial do bebê, facilitar a respiração pela boca e alterar o posicionamento de sua língua e de seus dentes, dificultando o desenvolvimento da fala; também podem se tornar veículo de infecção no bebê por micro-organismos, quando contaminados. | ||
O bebê deve mamar sempre que quiser (livre demanda) e pelo tempo que quiser, de dia e de noite. | ||
Antes de tomar qualquer medicamento, procure um médico e informe que está amamentando. | ||
A alimentação da gestante deve acompnahar os hábitos alimentares de sua família, evitando excessos de sal, açúcar, gorduras e álcool. | ||
É contra indicada a amamentação quando a mãe é portadora do vírus do HIV. | ||
Só a própria mãe deve amamentar o seu bebê, porque muitas doenças graves podem passar pelo leite materno. | ||
O leite materno excedente pode ser doado para um Banco de Leite Humano ou um posto de coleta credenciado. basta acessar o site www.redeblh.fiocruz.br para você conhecer a lista de locais que recebem leite humano de mães doadoras. | Apoio, Promoção e Proteção à Amamentação | |
A manutenção da produção do leite pela mãe que está separada de seu bebê pode ser estimulada através de uma rotina de massagens e ordenhas para que o bebê receba o leite de sua mãe assim que possa ser amamentado. | ||
As mulheres que estejam com dificuldades em amamentar ou que desejem manter sua produção e guardar seu leite para oferecê-lo ao seu bebê devem buscar apoio e orientação junto a um Banco de Leite Humano ou a uma Unidade de Saúde mais próxima. | ||
O leite humano ordenhado para ser armazenado deve ser guardado em frascos de vidro com tampa de plástico, lavados e esterilizados, por até 12 horas na geladeira ou, por até 15 dias, em freezer ou congelador. | ||
O leite humano ordenhado e armazenado para ser oferecido ao bebê deverá ser descongelado ou aquecido em banho-maria e servido ao bebê em xícara ou copinho. | ||
Mães que estão amamentando e retornam ao trabalho podem manter e armazenar sua produção de leite para garantir a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida de seu bebê e, a seguir, garantir a amamentação complementada até os dois anos ou mais. | ||
A licença maternidade, por pelo menos 120 dias corridos, é um direito da mãe garantido por lei para os cuidados de seus filhos, incluindo a amamentação. |
Seleção dos sites avaliados
Projeto de Dengue
A seleção dos sites de Dengue que foram avaliados obedeceu 3 critérios: sites populares recuperados através do mecanismo de busca Google, sites com selo de qualidade e sites governamentais.
Primeiro critério de seleção
O primeiro critério foi o mais demorado, pois exigiu que integrantes da equipe do Laiss realizassem uma pesquisa em 40 computadores de lanhouses localizadas nas Comunidades de Manguinhos e da Maré, onde residem dois estagiários de nível médio que atuam no Laiss. Eles utilizaram a palavra “dengue” para pesquisar no Google em 20 computadores em cada comunidade. Eles anotaram os 10 primeiros sites apresentados como resultado na primeira página. Em geral o usuário que frequenta o Google dificilmente passa para segunda pagina em sua pesquisa neste buscador. Assim existe uma grande possibilidade destes sites serem os mais acessados por quem realizasse a mesma busca para saber sobre essa doença nestas comunidades.
O resultado final da aplicação de método possibilitou que fossem selecionadas 10 fontes de informação segundo o primeiro critério da pesquisa, o sites recuperados através do Google, configurando o seguinte quadro:

Segundo critério de seleção
A Organização não-governamental suiça Health On Net (HON) é uma das mais tradicionais instituições existentes no mundo. Ela avalia a qualidade da informação em sites de saúde há mais de 15 anos. Em seu endereço virtual podem ser encontrados sites de saúde de diferentes países que tratam de diferentes doenças ou problemas de saúde. Nele foram encontrados cinco sites brasileiros sobre Dengue que receberam o selo de qualidade da HON. Nenhum deles está entre os mais acessados nas Comunidades de Manguinhos e Maré. Nenhum deles está vinculado a órgãos governamentais, acadêmicos, grande mídia ou produção coletiva. Todos são de iniciativa privada.
Assim, o segundo critério de seleção de fontes foi a existência de selo de qualidade concedido pela HON a cinco sites brasileiros que tratam da Dengue, configurando-se o seguinte quadro:

Terceiro critério de seleção
O último critério foi a seleção de fontes de informação mantidas por entidades do governo, totalizando 4 sites. Este número foi reduzido para 3 pois o site de dengue da Prefeitura de São Paulo ficou indisponível durante a pesquisa.

Projeto de Tuberculose
A seleção dos sites de Tuberculose que foram avaliados obedeceu 2 critérios: sites populares recuperados através do mecanismo de busca Google e sites sugeridos pelos especialistas do Centro de Referência Helo Fraga.
Primeiro Critério de seleção
O primeiro critério de seleção exigiu que 2 estagiários integrantes da equipe do LAISS fossem a lan houses localizadas na comunidade de Manguinhos e buscassem a palavra “tuberculose” no Google. A pesquisa foi realizada em 20 computadores diferentes por cada estagiário e gerou um ranking com os 11 sites que mais apareceram no levantamento. 7 desses sites permaneceram na lista, conforme pode ser visto no quadro abaixo:
Título | Responsável | Endereço | Sumário |
Campanha de Combate à Tuberculose | Prefeitura Municipal de Porto Alegre | http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=704 | Portal oficial da SMS, dia Mundial de Combate à Tuberculose |
Tuberculose: causa, sintoma, tratamento e prevenção | Brasil Escola | http://www.brasilescola.com/doencas/tuberculose.htm | Portal de educação voltado para transmissão do conhecimento em diversas áreas. |
Tuberculose | Secretaria Estadual de Saúde do Paraná | http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=939 | Página institucional da secretaria de saúde do Paraná, com informações sobre a Tuberculose, incluindo programas de capacitação para os profissionais que atuam com a doença |
Doenças e Sintomas: Tuberculose | Dr. Drauzio Varella | http://drauziovarella.com.br/letras/t/tuberculose/ | Página sobre Tuberculose do site do conhecido Dr. Drauzio Varella, na seção que trata diferentes assuntos, classificado como Clínica Geral |
Tuberculose | Minha Vida | http://www.minhavida.com.br/saude/temas/tuberculose | Site que se autointitula como "o maior portal de saúde e bem-estar do Brasil", com o propósito de "melhorar a qualidade de vida da população, despertando nas pessoas o cuidado com a sua própria saúde" Contam com a parceria de "mais de 200 especialistas de saúde na elaboração dos nossos conteúdos" |
O que é tuberculose? | Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo | http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/temas-de-saude/tuberculose/o-que-e-tuberculose | Site oficial da SES, informando à população sobre a Tuberculose |
Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico | G1 (Globo) | http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/tuberculose-detectada-em-thiaguinho-e-comum-entre-jovens-diz-medico.html | Portal do Programa da Rede Globo Bem Estar, com matéria sobre a Tuberculose. |
Segundo Critério de seleção
O segundo critério de seleção foi elaborado a partir da indicação da equipe de profissionais do Centro de Referência Hélio Fraga, parceiros nesse projeto. Sendo assim, sites governamentais e de associação científica foram incorporados ao ranking, configurando o quadro abaixo:
Título | Responsável | Endereço | Sumário |
Campanha de Combate à Tuberculose | Prefeitura de Porto Alegre | http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=704 | Portal Oficial da SMS, com informações sobre a doença |
Tuberculose | Prefeitura do Rio de Janeiro | http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=4277320 | Portal oficial da SMS, com informações sobre a doença |
Tuberculose | Fundação de Medicina Tropical | http://www.fmt.am.gov.br/manual/tuberculose.htm | Página |
Tuberculose | Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia | http://sbpt.org.br/tuberculose-12111211/ | "A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) é uma Associação médica sem fins lucrativos, de caráter científico, cultural e representativo" |
Tuberculose: Circulando a Informação | Programa Nacional de Controle da Tuberculose | http://blogdatuberculose.blogspot.com.br/p/conhecendo-tuberculose.html | "Este veículo visa ser um mecanismo facilitador para difundir informações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose de forma clara e objetiva" |
Projeto de Aleitamento Materno
A seleção dos sites de Tuberculose que foram avaliados obedeceu 1 critérios: sites populares recuperados através do mecanismo de busca Google.
2 estagiários da equipe do LAISS foram a lan houses de Manguinhos e buscaram no Google as palavras “Amamentação” e “Aleitamento”. A pesquisa foi realizada em 10 computadores por cada estagiário e gerou um ranking com os 23 sites que mais apareceram no levantamento. Tal ranking foi apresentado para equipe do IFF e o grupo acordou que os 20 primeiros sites do ranking seriam avaliados, configurando o quadro abaixo:
Título | Responsável | Endereço | Sumário |
Aleitamento.com | Dr. Marcos Renato | http://www.aleitamento.com/amamentacao/ | "O Portal sobre o Universo da Amamentação" |
Aleitamento Materno | Wikipédia | http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleitamento_materno | Verbete Aleitamento Materno da maior enciclopédia livre que contém 5 referências e 10 bibliografias atualmente |
Amamentação | Guia do bebê | http://guiadobebe.uol.com.br/amamentacao/ | "Site de conteúdo segmentado, cujas informações são dirigidas às gestantes, futuros papais, mamães e papais de bebês de até 6 anos, principalmente" |
Amamentação | Baby Center | http://brasil.babycenter.com/c200049/amamenta%C3%A7%C3%A3o | "Site que se propõe a ser uma fonte confiável de informações sobre gravidez e bebês, com o objetivo de ajudar pais e mães na difícil e maravilhosa tarefa que é criar um filho". |
Amamentação | Bebê (Revista Abril) | http://bebe.abril.com.br/amamentacao | Página da editora Abril, dedicada a informações sobre a temática infantil |
Aleitamento Materno | Unicef Brasil | http://www.unicef.or g/brazil/pt/activities_10003.htm | Site do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, dedicada a informações sobre o Aleitamento Materno |
Entrevista: Aleitamento Materno | Dr. Drauzio Varella | http://drauziovarella.com.br/crianca-2/aleitamento-materno/ | Página sobre Tuberculose do site do conhecido Dr. Drauzio Varella, na seção que trata diferentes assuntos, classificado como Criança |
Amamentação | Pampers | http://www.pampers.com.br/recem-nascido/amamentacao | |
Aleitamento Materno | ABC da Saúde | http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?17 | Portal "com o objetivo de veicular ao público leigo informações e orientações, de caráter educativo, na área de saúde, promovendo a qualidade de vida através da prevenção e controle de doenças e problemas de saúde coletiva" |
Aleitamento Materno | Rede BLH | http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=384 | Página da Fundação Oswaldo Cruz, dedicada a informações pertinentes a temática da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano |
Leite Materno | Leite Materno | http://www.leitematerno.org/ | Página dedicada a "tudo o que precisa de saber para amamentar com sucesso!" |
Bem vindo à SOS Amamentação | SOS Amamentação | http://www.sosamamentacao.org.pt/ | Página de Portugal dedicada a disseminar informações a respeito da temática Aleitamento Materno. |
Amamentar é tudo de bom | Amamentar é tudo de bom | http://www.amamentartudodebom.com.br/ | Blog privado dedicado a disseminar informações a respeito da temática Aleitamento Materno. |
Amamentação | Senac SP | http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a18662.htm&testeira=1847&sub=0 | Site institucional, com material didático e material de para que a temática Amamentação e Aleitamento Materno seja trabalhada |
Mamãe e Bebê - Consultoria em Amamentação | Mamãe e Bebê | http://www.mamaebebeamamentacao.com/ | Site privado que oferece consultoria em assuntos relacionados a Amamentação e Aleitamento Materno |
Criança e Aleitamento Materno | Secretaria de Saúde da Bahia | http://www.saude.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58&catid=2&Itemid=17 | Portal oficial da Secretaria de Saúde, na seção que trata diferentes assuntos, classificado como Saúde de Todos nós |
Portal de Saúde SUS | http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sas/saude-da-crianca-e-aleitamento-materno | ||
Pastoral da Criança | http://www.pastoraldacrianca.org.br/pt/tema/2417-aleitamento-materno-um-ato-de-amor | 0 | |
Fundação Hospitalar do Estado de MG | http://www.fhemig.mg.gov.br/programas-e-acoes/banco-de-leite-humano/duvidas-sobre-amamentacao | ||
Artigos sobre Amamentação | De mãe para mãe | http://demaeparamae.pt/tema/amamentacao | Blog com assuntos pertinentes a temática infantil |
Ferramentas de avaliação
O Google Drive foi a ferramenta online utilizada para criação dos formulários. Com ela, as respostas dos avaliadores são automaticamente tabuladas em uma planilha eletrônica. Além disso, ela oferece um recurso através do qual podem ser construídos gráficos com as respostas objetivas. Com o formulário piloto, percebemos a necessidade de automatizar esse processo e o recurso do instrumento do Google Drive foi a solução adequada para tal fim. A escolha pelo Google Drive automatizou o processo de avaliação e minimizou consideravelmente a possibilidade de erros operacionais que dependiam da efetiva aplicação de regras pré-estabelecidas no contexto geral da avaliação.
Foram criadas duas ferramentas de avaliação online para cada projeto: uma para cada grupo de avaliadores. Os especialistas e os moradores de manguinhos tiveram acesso aos formulários que contém os indicadores referentes aos seguintes critérios: Técnico, Interatividade, Abrangência, Legibilidade e Acurácia.
As tabelas a seguir apresentam a estrutura dessas ferramentas:
Projeto de Dengue
FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS PESQUISADORES-CIDADÃOS | |||||
Perguntas | Respostas | ||||
Esperadas | Outras | ||||
1. O site apresenta o RESPONSÁVEL? | Sim | Não | |||
2. Constam INFORMAÇÕES sobre o responsável? | Sim | Não | |||
3. Consta a data da CRIAÇÃO do Site? | Sim | Não | |||
4. Consta a data da última ATUALIZAÇÃO? | Sim | Não | |||
5. Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO? | Até 60 dias | Mais de 60 dias | |||
6. O site tem alguma PROPAGANDA comercial? | Nenhuma | Poucas, Muitas | |||
7. Tem E-MAIL ou FALE CONOSCO para contato na primeira página? | Sim | Não | |||
8. Participa de alguma REDE SOCIAL? | Sim | Não | |||
9. Tem como pesquisar? | Sim | Não | |||
10. Existe um MENU Principal? | Sim | Não | |||
11. A PRIMEIRA PÁGINA do site é ATRAENTE? | Sim | Mais ou menos, Não | |||
12. Tem informação sobre PREVENÇÃO? | Sim | Não | |||
13. Tem a fonte da informação de PREVENÇÃO? | Sim | Não | |||
14. Você teve dificuldade de entender a informação sobre PREVENÇÃO? | Não | Um pouco, Sim | |||
15. Você encontrou FRASES difíceis na página de PREVENÇÃO? | Não | Sim | |||
16. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de PREVENÇÃO? | Não | Sim | |||
17. Têm IMAGENS na página de PREVENÇÃO? | Sim | Não | |||
18. As IMAGENS na página de PREVENÇÃO ajudam a entender o texto? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
19. Tem informação sobre TRANSMISSÃO? | Sim | Não | |||
20. Tem a fonte da informação de TRANSMISSÃO? | Sim | Não | |||
21. Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRANSMISSÃO? | Não | Um pouco, Sim | |||
22. Você encontrou FRASES difíceis na página de TRANSMISSÃO? | Não | Sim | |||
23. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRANSMISSÃO? | Não | Sim | |||
24. Têm IMAGENS na página de TRANSMISSÃO? | Sim | Não | |||
25. As IMAGENS na página de TRANSMISSÃO ajudam a entender o texto? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
26. Tem informação sobre SINTOMAS? | Sim | Não | |||
27. Tem a fonte da informação de SINTOMAS? | Sim | Não | |||
28. Você teve dificuldade de entender a informação sobre SINTOMAS? | Não | Um pouco, Sim | |||
29. Você encontrou FRASES difíceis na página de SINTOMAS? | Não | Sim | |||
30. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de SINTOMAS? | Não | Sim | |||
31. Têm IMAGENS na página de SINTOMAS? | Sim | Não | |||
32. As IMAGENS na página de SINTOMAS ajudam a entender o texto? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
33. Tem informação sobre DIAGNÓSTICO? | Sim | Não | |||
34. Tem a fonte da informação de DIAGNÓSTICO? | Sim | Não | |||
35. Você teve dificuldade de entender a informação sobre DIAGNÓSTICO? | Não | Um pouco, Sim | |||
36. Você encontrou FRASES difíceis na página de DIAGNÓSTICO? | Não | Sim | |||
37. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de DIAGNÓSTICO? | Não | Sim | |||
38. Têm IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO? | Sim | Não | |||
39. As IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO ajudam a entender o texto? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
40. Tem informação de ONDE fazer o DIAGNÓSTICO? | Sim | Não | |||
41. Tem informação sobre TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
42. Tem a fonte da informação de TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
43. Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRATAMENTO? | Não | Um pouco, Sim | |||
44. Você encontrou FRASES difíceis na página de TRATAMENTO? | Não | Sim | |||
45. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRATAMENTO? | Não | Sim | |||
46. Têm IMAGENS na página de TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
47. As IMAGENS na página de TRATAMENTO ajudam a entender o texto? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
48.Tem informação de ONDE fazer o TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
49. Tem informação sobre os EFEITOS COLATERAIS do TRATAMENTO? | Sim | Não |
FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS | |||||
Indicadores | Respostas | ||||
Esperadas | Outras | ||||
1. O site apresenta o RESPONSÁVEL? | Sim | Não | |||
2. Constam INFORMAÇÕES sobre o responsável? | Sim | Não | |||
3. Consta a data da CRIAÇÃO do Site? | Sim | Não | |||
4. Consta a data da última ATUALIZAÇÃO? | Sim | Não | |||
5. Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO? | Até 60 dias | Mais de 60 dias | |||
6. O site tem alguma PROPAGANDA comercial? | Nenhuma | Poucas, Muitas | |||
7. Tem E-MAIL ou FALE CONOSCO para contato na primeira página? | Sim | Não | |||
8. Participa de alguma REDE SOCIAL? | Sim | Não | |||
9. Tem como pesquisar? | Sim | Não | |||
10. Existe um MENU Principal? | Sim | Não | |||
11. A PRIMEIRA PÁGINA do site é ATRAENTE? | Sim | Mais ou menos, Não | |||
12. Tem informação sobre PREVENÇÃO? | Sim | Não | |||
13. Tem a fonte da informação de PREVENÇÃO? | Sim | Não | |||
14. A informação sobre PREVENÇÃO está de acordo com o atual estágio do conhecimento científico? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
15. Tem informação sobre TRANSMISSÃO? | Sim | Não | |||
16. Tem a fonte da informação de TRANSMISSÃO? | Sim | Não | |||
17. A informação sobre TRANSMISSÃO está de acordo com o atual estágio do conhecimento científico? | Sim | Não | |||
18. Tem informação sobre SINTOMAS? | Sim | Não | |||
19. Tem a fonte da informação de SINTOMAS? | Sim | Não | |||
20. A informação sobre SINTOMAS está de acordo com o atual estágio do conhecimento científico? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
21. Tem informação sobre a fase crítica da doença em que há o risco de desenvolvimento de formas graves? | Sim | Não | |||
22. Tem informação clara, além dos sintomas iniciais da dengue, dos sintomas que podem surgir no período crítico? | Sim | Não | |||
23. Tem informação de que a Dengue pode ser grave e mesmo causar a morte sem que o paciente apresente hemorragia ou plaquetas muito baixas? | Sim | Não | |||
24. Tem informação sobre a noção de SINAIS DE ALARME como prenúncio de agravamento da Dengue? | Sim | Não | |||
25. O Ministério da Saúde apresenta 11 SINAIS DE ALARME da Dengue descritos abaixo. Quantos destes SINAIS DE ALARME estão presentes neste site? | Todos | Alguns, Nenhum | |||
26. Tem informação sobre DIAGNÓSTICO? | Sim | Não | |||
27. Tem a fonte da informação de DIAGNÓSTICO? | Sim | Não | |||
28. A informação sobre DIAGNÓSTICO está de acordo com o atual estágio do conhecimento científico? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
29. Tem informação de ONDE fazer o DIAGNÓSTICO? | Sim | Não | |||
30. Tem informação sobre a necessidade de diferenciar Dengue de outras doenças febris potencialmente fatais em caso de retardo como: as sepses de várias origens (aparelho digestório, urinário, respiratório e em especial a meningococcemia), a malária e a leptospirose? | Sim | Não | |||
31. Tem informação sobre TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
32. Tem a fonte da informação de TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
33. A informação sobre TRATAMENTO está de acordo com o atual estágio do conhecimento científico? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
34. Tem informação de ONDE fazer o TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
35. Tem orientação sobre onde procurar TRATAMENTO em função da gravidade da doença ou dos sintomas apresentados? | Sim | Não | |||
36. Tem informação sobre os EFEITOS COLATERAIS do TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
37. Tem informação que oriente sobre a necessidade de retornar ao serviço de saúde para reavaliação clínica entre o terceiro e sexto dia da doença (fase crítica)? | Sim | Não | |||
38. Tem informação sobre a necessidade de procurar uma unidade de emergência imediatamente se surgirem SINAIS DE ALARME? | Sim | Não |
Projeto de Tuberculose
FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS PESQUISADORES-CIDADÃOS | |||||
Perguntas | Respostas | ||||
Esperadas | Outras | ||||
1. Constam INFORMAÇÕES sobre o responsável/instituição? | Sim | Não | |||
2. Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO? | Até 60 dias | Mais de 60 dias, Não possui data de Atualização | |||
3. O site tem alguma PROPAGANDA comercial? | Nenhuma | Poucas, Muitas | |||
4. Existe algum CANAL DE COMUNICAÇÃO para contato? | Sim | Não | |||
5. Participa de alguma REDE SOCIAL? | Sim | Não | |||
6. Existe ferramenta de BUSCA (pesquisa)? | Sim | Não | |||
7. Existe um MENU Principal? | Sim | Não | |||
8. A PRIMEIRA PÁGINA do site é ATRAENTE? | Sim | Mais ou menos, Não | |||
9. Tem informação sobre PREVENÇÃO? | Sim | Não | |||
10. Tem a fonte da informação de PREVENÇÃO? | Sim | Não | |||
11. Você teve dificuldade de entender a informação sobre PREVENÇÃO? | Não | Um pouco, Sim | |||
12. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de PREVENÇÃO? | Não | Sim | |||
13. Tem IMAGENS na página de PREVENÇÃO? | Sim | Não | |||
14. As IMAGENS na página de PREVENÇÃO ajudam a entender o texto? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
15. A tuberculose pode ser prevenida em lugares arejados. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
16. A vacina BCG protege as crianças das formas mais graves da tuberculose. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
17. A vacinação da BCG é obrigatória a todas as crianças e é oferecida pela rede pública. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
18. Tem informação sobre TRANSMISSÃO? | Sim | Não | |||
19. Tem a fonte da informação de TRANSMISSÃO? | Sim | Não | |||
20. Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRANSMISSÃO? | Não | Um pouco, Sim | |||
21. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRANSMISSÃO? | Não | Sim | |||
22. Tem IMAGENS na página de TRANSMISSÃO? | Sim | Não | |||
23. As IMAGENS na página de TRANSMISSÃO ajudam a entender o texto? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
24. A tuberculose é transmitida por via aérea (através da tosse, fala ou espirro) e não por contato físico (como por exemplo, aperto de mão) ou com utensílios domésticos. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
25. A tuberculose pulmonar e laríngea são as que transmitem a doença. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
26. Na maioria das vezes, se o tratamento for realizado corretamente, em 15 dias, o doente não transmite mais. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
27. O paciente que apresenta a o exame de escarro negativo (baciloscopia negativa), não transmite a doença. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
28. Tem informação sobre SINTOMAS? | Sim | Não | |||
29. Tem a fonte da informação de SINTOMAS? | Sim | Não | |||
30. Você teve dificuldade de entender a informação sobre SINTOMAS? | Não | Um pouco, Sim | |||
31. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de SINTOMAS? | Não | Sim | |||
32. Tem IMAGENS na página de SINTOMAS? | Sim | Não | |||
33. As IMAGENS na página de SINTOMAS ajudam a entender o texto? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
34. O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de 03 semanas. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
35. Febre, perda de apetite, perda de peso, suor noturno e escarro com sangue são sintomas frequentes da tuberculose (Até 2 sintomas - Incompleto / 3 ou mais sintomas - Completo). | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
36. Os sintomas desaparecem com o uso regular das medicações. Isso não significa que o paciente esteja curado. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
37. Tem informação sobre DIAGNÓSTICO? | Sim | Não | |||
38. Tem a fonte da informação de DIAGNÓSTICO? | Sim | Não | |||
39. Você teve dificuldade de entender a informação sobre DIAGNÓSTICO? | Não | Um pouco, Sim | |||
40. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de DIAGNÓSTICO? | Não | Sim | |||
41. Tem informação de ONDE fazer o DIAGNÓSTICO? | Sim | Não | |||
42. Tem IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO? | Sim | Não | |||
43. As IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO ajudam a entender o texto? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
44. Quando se divide o ambiente com alguém com tuberculose é necessário realizar uma avaliação de saúde. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
45. A prova tuberculínica (PPD) é o teste diagnóstico para saber se o indivíduo teve contato com o bacilo. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
46. O indivíduo pode se infectar pelo bacilo e não desenvolver a doença. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
47. Todo paciente com tuberculose deve fazer o teste anti-HIV, pois o portador de HIV/AIDS tem maior chance de desenvolver a tuberculose. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
48. O principal exame para diagnosticar a tuberculose pulmonar é o exame de escarro (baciloscopia). | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
49. O Raio X de Tórax é um exame que auxilia no diagnóstico da tuberculose pulmonar. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
50. Tem informação sobre TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
51. Tem a fonte da informação de TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
52. Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRATAMENTO? | Não | Um pouco, Sim | |||
53. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRATAMENTO? | Não | Sim | |||
54.Tem informação de ONDE fazer o TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
55. Tem informação sobre os EFEITOS COLATERAIS do TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
56. Tem IMAGENS na página de TRATAMENTO? | Sim | Não | |||
57. As IMAGENS na página de TRATAMENTO ajudam a entender o texto? | Sim | Um pouco, Nâo | |||
58. A tuberculose tratada corretamente tem cura. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
59. A duração do tratamento é de no mínimo 06 meses. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
60. O paciente que abandonar ou usar os medicamentos irregularmente não será curado. A doença pode piorar e o bacilo pode tornar-se resistente aos medicamentos. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
61. Os medicamentos são gratuitos e distribuídos na rede publica. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
62. Em caso de efeito colateral, o medicamento só deverá ser suspenso por orientação do profissional da saúde. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta |
FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS | |||||
Indicadores | Respostas | ||||
Esperadas | Outras | ||||
1. A tuberculose pode ser prevenida em lugares arejados. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
2. A vacina BCG protege as crianças das formas mais graves da tuberculose. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
3. A vacinação da BCG é obrigatória a todas as crianças e é oferecida pela rede pública. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
4. A tuberculose é transmitida por via aérea (através da tosse, fala ou espirro) e não por contato físico (como por exemplo, aperto de mão) ou com utensílios domésticos. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
5. A tuberculose pulmonar e laríngea são as que transmitem a doença. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
6. Na maioria das vezes, se o tratamento for realizado corretamente, em 15 dias, o doente não transmite mais. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
7. O paciente que apresenta a o exame de escarro negativo (baciloscopia negativa), não transmite a doença. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
8. O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de 03 semanas. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
9. Febre, perda de apetite, perda de peso, suor noturno e escarro com sangue são sintomas frequentes da tuberculose (Até 2 sintomas - Incompleto / 3 ou mais sintomas - Completo). | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
10. Os sintomas desaparecem com o uso regular das medicações. Isso não significa que o paciente esteja curado. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
11. Quando se divide o ambiente com alguém com tuberculose é necessário realizar uma avaliação de saúde. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
12. A prova tuberculínica (PPD) é o teste diagnóstico para saber se o indivíduo teve contato com o bacilo. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
13. O indivíduo pode se infectar pelo bacilo e não desenvolver a doença. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
14. Todo paciente com tuberculose deve fazer o teste anti-HIV, pois o portador de HIV/AIDS tem maior chance de desenvolver a tuberculose. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
15. O principal exame para diagnosticar a tuberculose pulmonar é o exame de escarro (baciloscopia). | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
16. O Raio X de Tórax é um exame que auxilia no diagnóstico da tuberculose pulmonar. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
17. A tuberculose tratada corretamente tem cura. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
18. A duração do tratamento é de no mínimo 06 meses. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
19. O paciente que abandonar ou usar os medicamentos irregularmente não será curado. A doença pode piorar e o bacilo pode tornar-se resistente aos medicamentos. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
20. Os medicamentos são gratuitos e distribuídos na rede publica. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
21. Em caso de efeito colateral, o medicamento só deverá ser suspenso por orientação do profissional da saúde. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta |
Projeto de Aleitamento Materno
FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS PESQUISADORES-CIDADÃOS | |||||
Perguntas | Respostas | ||||
Esperadas | Outras | ||||
1. Constam INFORMAÇÕES sobre o responsável/instituição? | Sim | Não | |||
2. Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO? | Até 60 dias | Mais de 60 dias, Não possui data de Atualização | |||
3. O site tem alguma PROPAGANDA comercial? | Nenhuma | Poucas, Muitas | |||
4. Existe algum CANAL DE COMUNICAÇÃO para contato? | Sim | Não | |||
5. Participa de alguma REDE SOCIAL? | Sim | Não | |||
6. Existe Ferramenta de BUSCA? | Sim | Não | |||
7. Existe um MENU Principal? | Sim | Não | |||
8. A PRIMEIRA PÁGINA do Site é atraente? | Sim | Não | |||
Constam informações sobre as CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO? | Sim | Não | |||
Tem a fonte da informação para as CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO? | Sim | Não | |||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre as CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO? | Não | Sim | |||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO? | Não | Sim | |||
As IMAGENS da página de CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO ajudam a entender o texto? | Sim | Não, Não possui imagens | |||
Constam informações sobre os CUIDADOS COM A MAMA? | Sim | Não | |||
Tem a fonte de informação sobre os CUIDADOS COM A MAMA? | Sim | Não | |||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre CUIDADOS COM A MAMA? | Não | Sim | |||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de CUIDADOS COM A MAMA? | Não | Sim | |||
As IMAGENS da página de CUIDADOS COM A MAMA ajudam a entender o texto? | Sim | Não, Não possui imagens | |||
Constam informações sobre a ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ (Mãe que amamenta)? | Sim | Não, Em parte | |||
Tem a fonte de informação sobre a ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ (Mãe que amamenta)? | Sim | Não | |||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre a ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ (Mãe que amamenta)? | Não | Sim | |||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ (Mãe que amamenta)? | Não | Sim | |||
As IMAGENS da página de ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ (Mãe que amamenta) ajudam a entender o texto? | Sim | Não, Não possui imagens | |||
Constam informações sobre as DOENÇAS E MEDICAMENTOS que contra indicam o Aleitamento Materno? | Sim | Não, Em parte | |||
Tem a fonte de informação sobre DOENÇAS E MEDICAMENTOS que contra indicam a amamentação? | Sim | Não | |||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre as DOENÇAS E MEDICAMENTOS que contra indicam a amamentação? | Não | Sim | |||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de DOENÇAS E MEDICAMENTOS que contra indicam a amamentação? | Não | Sim | |||
As IMAGENS da página de DOENÇAS E MEDICAMENTOS que contra indicam a amamentação ajudam a entender o texto? | Sim | Não, Não possui imagens | |||
Constam informações sobre o uso dos BICOS ARTIFICIAIS? | Sim | Não | |||
Tem a fonte de informação sobre o USO DE BICOS ARTIFICIAIS? | Sim | Não | |||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre o uso dos BICOS ARTIFICIAIS? | Não | Sim | |||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de BICOS ARTIFICIAIS? | Não | Sim | |||
As IMAGENS da página de BICOS ARTIFICIAIS ajudam a entender o texto? | Sim | Não, Não possui imagens | |||
Constam informações sobre a FREQUÊNCIA E DURAÇÃO das mamadas? | Sim | Não, Em parte | |||
Tem a fonte de informação sobre a FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS? | Sim | Não | |||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre a FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS? | Não | Sim | |||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS? | Não | Sim | |||
As IMAGENS da página de FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS ajudam a entender o texto? | Sim | Não, Não possui imagens | |||
Constam informações sobre o direito da mãe a LICENÇA MATERNIDADE? | Sim | Não | |||
Tem a fonte de informação sobre o direito da mãe a LICENÇA MATERNIDADE? | Sim | Não | |||
Você teve dificuldade de entender a informação sobre o direito da mulher a LICENÇA MATERNIDADE? | Não | Sim | |||
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de LICENÇA MATERNIDADE? | Não | Sim | |||
As IMAGENS da página de LICENÇA MATERNIDADE ajudam a entender o texto? | Sim | Não, Não possui imagens |
FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS | |||||
Indicadores | Respostas | ||||
Esperadas | Outras | ||||
1. Não existe leite materno fraco! | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
2. O leite materno é um alimento completo que fornece ao bebê todos os componentes necessários ao seu desenvolvimento, protegendo-o contra infecções no intestino, estômago e pulmões. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
3. O leite materno não deve ser complementado com outros líquidos (água, chá ou outros leites) nos primeiros 6 meses de vida do bebê. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
4. Ao completar 6 meses de vida, devemos adicionar outros alimentos ao aleitamento materno, que deve ser mantido até os 2 anos de vida ou mais. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
5. Não há necessidade de preparo das mamas durante a gravidez para a amamentação; não se deve usar qualquer objeto, não espremer e não utilizar cremes ou loções nas mamas. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
6. Mastite é uma infecção da mama, associada a rachaduras (fissuras) e machucados nos mamilos e endurecimento da mama por dificuldade da saída ou por excesso de produção do leite. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
7. A mastite pode ser evitada com o esvaziamento das mamas através das mamadas e também com massagens seguidas de ordenhas; não se devem fazer compressas quentes nas mamas e, caso a infecção persista, a mulher deve buscar ajuda de um médico para tratamento. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
8. A massagem das mamas deve começar na região ao redor do bico, em direção ao corpo da mulher, com os dedos da mão espalmados, sempre em movimentos circulares. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
9. A massagem das mamas favorece a ordenha manual (retirada do leite com as mãos). | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
10. Para ordenhar o leite a mulher deve lavar muito bem as mãos com água e sabão, cobrir os cabelos, boca e nariz com um pano limpo, desprezando os primeiros jatos que saírem de seu peito. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
11. A ordenha manual das mamas deve ser feita colocando o polegar acima da linha onde acaba a parte escura da mama (aréola) e os dedos indicador e médio abaixo dessa parte, firmando bem os dedos e empurrando a mama para trás em direção ao corpo da mulher. Ainda com a mama recolhida, apertar o polegar em direção aos outros dedos (indicador e médio) até sair o leite. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
12. O bebê saudável deve ser colocado para sugar o peito da mãe na primeira meia hora de vida; este estímulo favorece a descida do leite. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
13. O bebê faz uma boa pega quando ele abocanha a aréola (parte mais escura da mama) e não apenas o bico do peito da mãe. Observa-se que a boca do bebê está bem aberta (“boca de peixinho”), lábios virados para fora, o queixo encosta no peito da mãe, as bochechas ficam arredondadas e o bebê demonstra estar satisfeito no final da mamada; | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
14. Não utilizar bicos artificiais (chupetas, mamadeiras, bicos de silicone, etc), pois eles podem atrapalhar a sucção do bebê e provocar o abandono da amamentação antes do tempo indicado. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
15. Os bicos artificiais podem alterar a estrutura facial do bebê, facilitar a respiração pela boca e alterar o posicionamento de sua língua e de seus dentes, dificultando o desenvolvimento da fala; também podem se tornar veículo de infecção no bebê por micro-organismos, quando contaminados. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
16. O bebê deve mamar sempre que quiser (livre demanda) e pelo tempo que quiser, de dia e de noite. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
17. Antes de tomar qualquer medicamento, procure um médico e informe que está amamentando. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
18. A alimentação da gestante deve acompanhar os hábitos alimentares de sua família, evitando excessos de sal, açúcar, gorduras e álcool. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
19. É contra indicada a amamentação quando a mãe é portadora do vírus do HIV. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
20. Só a própria mãe deve amamentar o seu bebê, porque muitas doenças graves podem passar pelo leite materno. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
21. O leite materno excedente pode ser doado para um Banco de Leite Humano ou um posto de coleta credenciado, basta acessar o site www.redeblh.fiocruz.br para você conhecer a lista de locais que recebem leite humano de mães doadoras. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
22. A manutenção da produção do leite pela mãe que está separada de seu bebê pode ser estimulada através de uma rotina de massagens e ordenhas para que o bebê receba o leite de sua mãe assim que possa ser amamentado. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
23. As mulheres que estejam com dificuldades em amamentar ou que desejem manter sua produção e guardar seu leite para oferecê-lo ao seu bebê devem buscar apoio e orientação junto a um Banco de Leite Humano ou a uma Unidade de Saúde mais próxima. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
24. O leite humano ordenhado para ser armazenado deve ser guardado em frascos de vidro com tampa de plástico, lavados e esterilizados, por até 12 horas na geladeira ou, por até 15 dias, em freezer ou congelador. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
25. O leite humano ordenhado e armazenado para ser oferecido ao bebê deverá ser descongelado ou aquecido em banho-maria e servido ao bebê em xícara ou copinho. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
26. O banho-maria deve ser realizado com a colocação do frasco a ser aquecido ou descongelado dentro da água já aquecida, em ponto de borbulha, com o fogo já desligado. O nível da água de dentro da panela deve ficar acima do nível do leite dentro do frasco (ou o frasco deverá ficar mergulhado dentro da panela sem chegar na altura da rosca de sua tampa) e, durante o descongelamento ou aquecimento do leite, o frasco deverá ser agitado de cinco em cinco minutos. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
27. Mães que estão amamentando e retornam ao trabalho podem manter e armazenar sua produção de leite para garantir a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida de seu bebê e, a seguir, garantir a amamentação complementada até os dois anos ou mais. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta | |||
28. A licença maternidade, por pelo menos 120 dias corridos, é um direito da mãe garantido por lei para os cuidados de seus filhos, incluindo a amamentação. | Completa | Ausente, Incompleta, Incorreta |
Resultados
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