Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Avaliação da Informação em Saúde na WEB (Resultados)

Projeto de Tuberculose

Acesse o livro Qualidade da Informação em sites de tuberculose: análise da segunda experiência inovadora.

Projeto de Dengue

Acesse o livro Qualidade da Informação em sites de dengue: análise de uma experiência inovadora e confira a lista completa de indicadores na página 75.

Entre maio de 2012 e de 2013, o LAISS desenvolveu um projeto de pesquisa voltado para a análise da qualidade da informação em sites de Dengue que contou com o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/FIOCRUZ) e Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal/FIOCRUZ).

Consideramos esta experiência inovadora pois contou com a participação de moradores das Comunidades de Manguinhos como avaliadores. Ela também foi inovadora pelo fato de disponibilizar os resultados contendo as notas obtidas em cada um dos critérios e indicadores dos 20 sites de Dengue avaliados de forma transparente. Esta avaliação contou com a participação de 20 moradores e de 10 médicos da Fiocruz.

Atualmente estão sendo avaliados sites de Tuberculose, em parceria com o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (ENSP/FIOCRUZ), e de Aleitamento Materno, em parceria com o Banco de Leite Humano (IFF/FIOCRUZ).


Apresentação (clique aqui para esconder ou exibir seu conteúdo)

O Dilúvio de Informação

O mundo presenciou nos últimos 20 anos uma intensa e radical transformação tecnológica que tem, entre outras consequências, proporcionado o crescimento acentuado do acesso à informação. Há mais informação disponível e ela é, cada vez mais, fácil e rapidamente acessível graças ao advento e expansão da Internet.

Em um contexto marcado pelo aumento da presença da Internet no cotidiano do cidadão e pela assimetria das condições de acesso, a saúde desponta como uma das áreas onde há cada vez mais informação disponível para um número cada vez maior de pessoas interessadas. Este interesse se justifica na medida em que a saúde tornou-se, nos últimos anos, uma das principais preocupações do homem, adquirindo um valor inédito na história da humanidade. Por esta razão, é cada vez maior o número de pessoas que acessam a Internet para obter alguma informação sobre sua condição de saúde ou de um parente ou amigo.

O fato de existirem incontáveis sites de saúde produzidos por organizações, agências ou indivíduos sem qualquer tipo de controle ou fiscalização gera um problema que pode ter graves consequências para a Saúde Pública: Muitos sites apresentam informações incompletas, contraditórias, incorretas ou até fraudulentas (McLeillan, 1998). Mesmo se seu conteúdo for correto e atualizado ela pode ser apresentada de forma incompreensível para cidadão comum. Essas informações podem atrapalhar o tratamento, induzir à automedicação e até prejudicar o paciente.






Diante desta realidade o cidadão comum tem dificuldade de distinguir o certo do enganoso ou o inédito do tradicional. Diante do dilúvio de informações, promovido pela Internet, torna-se necessário que cada grupo de interesses faça sua própria seleção, sua própria filtragem, construa, nas palavras do filósofo Pierre Levy sua própria "arca". Assim, a avaliação da qualidade da informação na Internet tem se transformado em um novo desafio para o homem contemporâneo, particularmente no campo da saúde.

No Brasil não há notícia de qualquer agência pública ou privada que esteja preocupada com a avaliação da qualidade da informação em saúde disponível na Internet. Em termos acadêmicos a produção bibliográfica nacional sobre o tema é bastante incipiente.

Entre os anos de 2012 e 2013, o LAISS desenvolveu um projeto de pesquisa voltado para análise da qualidade da informação em sites de Dengue, que contou com o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da FIOCRUZ.

Atualmente, o LAISS está finalizando a avaliação da informação em sites de Tuberculose e Aleitamento Materno.

Processo de avaliação

Projeto de Dengue

O processo de avaliação da qualidade da informação disponível em sites de Dengue que foi realizado por nós, pode ser dividido em duas fases. Na Primeira Fase foram selecionados os avaliadores e construídos os critérios e indicadores de avaliação. Nesta fase foram também escolhidos os sites que seriam avaliados. Na Segunda Fase foi elaborada uma ferramenta e realizada a avaliação. A primeira fase durou nove e a segunda três meses.























Projeto de Tuberculose

O processo de avaliação da qualidade da informação disponível em site de Tuberculose foi dividido em duas fases. Na primeira fase, os avaliadores foram convidados para realizar a avaliação, foram escolhidos os 12 sites de Tuberculose que seriam avaliados e os critérios e indicadores de avaliação foram construídos em parceria com os profissionais do Centro de Referência Professor Hélio Fraga. Na segunda fase do projeto, a ferramenta para realização da avaliação foi elaborada e a avaliação realizada.

Cronograma
Meses
X
Atividades
(2014-2015)
Criação dos
indicadores
Ajustes na Ferramenta
de Avaliação
Seleção das Fontes
de Tuberculose
Apresentação e debate dos indicadoresAvaliação das
Fontes Selecionadas
Outubro




Novembro




Dezembro




Janeiro




Fevereiro




Março




Abril




Maio




Junho





Projeto de Aleitamento materno

O processo de avaliação da qualidade da informação disponível em site de Aleitamento Materno foi dividido em duas fases. Na primeira fase, os pesquisadores-cidadão foram selecionados, assim como os sites de Aleitamento Materno que seriam avaliados. Também foram construídos os critérios e indicadores de avaliação em parceria com o IFF. Na segunda fase do projeto, a ferramenta para realização da avaliação foi elaborada e a avaliação realizada.

Cronograma
Meses
X
Atividades
(2014-2015)
Criação dos
indicadores
Ajustes na Ferramenta
de Avaliação
Seleção das Fontes
de Aleitamento Materno
Apresentação e debate dos indicadoresAvaliação das
Fontes Selecionadas
Novembro




Dezembro




Janeiro




Fevereiro




Março




Abril




Maio




Junho




Julho




Agosto




Setembro




Outubro




Novembro





Avaliadores

Projeto de Dengue

"None of the studies conducted comprehension tests with actual consumers or used judgment of literacy experts." (Eysenbach et al, 2002: 2695).


Trecho da Revisão Sistemática neste tema que pode ser traduzido assim: Nenhum dos estudos realizaram testes de compreensão com os consumidores reais ou julgamento usado por especialistas em alfabetização.

Nosso projeto realizou uma primeira inovação incremental na medida em que contou com a participação de vinte moradores das comunidades do “Complexo de Manguinhos” e de dez médicos que atuam na atenção primária ou que pesquisam a Dengue na Fundação Oswaldo Cruz.

Estes vinte moradores foram selecionados entre os alunos que haviam feito um curso de alfabetização digital no Laiss em 2011. Tratam-se de dezessete mulheres e três homens. A maioria com o primeiro grau incompleto, tendo entre 30 e 40 anos. Muitos deles não tinham habilidade ou conhecimentos básicos de informática nem tinham intimidade com as redes sociais. Eles receberam uma bolsa de 100 reais por mês da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) para participar deste projeto como avaliadores dos sites. Eles se sentiram reconhecidos e respeitados por esta iniciativa da Fiocruz e denominaram carinhosamente a bolsa de “pochete”, por se tratar de um valor reduzido. Esta bolsa serviu de estímulo a participação destes moradores. Apesar de ser um valor aparentemente irrisório muitos deles aguardavam ansiosamente o deposito da bolsa. Como o espaço físico do Laiss comporta apenas 10 computadores, a turma se dividiu em dois grupos que se reuniram semanalmente: um as quartas feiras das 17 às 19 horas e outro aos sábados das 10 ao meio dia. Estes moradores avaliaram os sites como representantes dos usuários e frequentadores dos sites.





Em algumas etapas do trabalho, os moradores de manguinhos tiveram maior ou menor grau de envolvimento. Em todo o momento a equipe do LAISS teve a preocupação de propiciar que as opiniões dos moradores fossem consideradas determinantes para a tomada de decisão. Através do processo de comunicação dialógica de Paulo Freire, promovemos discussões para compreensão de cada conceito e, em seguida, para desenvolvimento dos nossos critérios e indicadores, além de outras etapas como o retorno dado por eles durante o pré-teste da ficha de avaliação. No nosso entender:

"/.../ todo ato de pensar exige um sujeito que pensa, um objeto pensado, que midiatiza o primeiro sujeito do segundo, e a comunicação entre ambos, que se dá entre signos linguísticos." (Freire, 1971, p.66)

Entre os médicos foram convidados cinco profissionais experientes na atenção primária que trabalham no Centro de Saúde Escola Germano Sinval de Faria, da Escola Nacional de Saúde Publica da Fiocruz; um Pesquisador do Instituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas (IPEC) da Fiocruz, estudioso de doenças febris, e quatro médicos recém-formados que atuam na Estratégia de Saúde da Família. Eles participaram como voluntários avaliando as informações presentes nos sites de Dengue depois que a ferramenta on line ficou pronta. Dois deles nos auxiliaram na elaboração das perguntas relacionadas especificamente com esta doença. Os médicos participaram como profissionais avaliadores de sites.

Projeto de Tuberculose

Os mesmo avaliadores que que participaram do processo de avaliação da qualidade da informação disponível em sites de Dengue foram convidados para realizar a uma nova avaliação, dessa vez em sites de Tuberculose. O grupo era composto por 20 pesquisadores-cidadãos, moradores de Manguinhos e formavam uma equipe heterogênea no que diz respeito a genêro, idade e escolaridade. Esse grupo participou de 30 encontros presenciais, que eram semanais e aconteciam no LAISS.


Entre os especialistas, 19 profissionais participaram como voluntários, realizando a avaliação de maneira remota, através da ferramennlineta o. Entre eles 4 profissionais do Centro de Referência Hélio Fraga, 5 profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval de Faria, da Escola Nacional de Saúde Publica da Fiocruz; 6 profissionais que atuam no Laboratório de Situações Endêmicas Regionais (Laser), 1 profissional que atua no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e 3 profissionais que atuam na Residência Multiprofissional em saúde da família da Escola Nacional de Saúde Pública. 



Projeto de Aleitamento Materno


O grupo de 10 pesquisadores cidadãos foi formado considerando critérios específicos, elaborados em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF). O intuito era criar uma amostra de avaliadores heterogênea. Dessa maneira, foi constituído um grupo de avaliadores com homens e mulheres (de diferentes faixas etárias), que tenham ou não filhos, conforme o quadro abaixo.  Esse grupo participou de 35 encontros presenciais, que eram semanais e aconteciam no LAISS.


QuantidadeDetalhes - Público
1Homem - Sem filhos
1Homem - Que conviva com a mãe e com o (a) filho (a) menor de dois anos que participa dos cuidados deste
1Mulher - Na faixa etária de de 10 a 19 anos, sem filhos
1Mulher - Na faixa etária de 10 a 19 anos, com filhos menores de 2 anos
2Mulher - Na faixa etária acima de 19 anos, sem filhos
2Mulher - Na faixa etária acima de 19 anos, com filhos menores de 2 anos
1 Mulher - Na faixa etária acima de 45 anos que tenha com vivido com a filha gestante
1 Mulher - Na faixa etária acima de 45 anos q eu conviva com mães de menores de 2 anos


Em relação aos especialistas, 10 profissionais participaram como voluntários, realizando a avaliação de maneira remota, através da ferramenta online. Entre eles 4 profissionais do Instituto Fernandes Figueira e 6 profissionais do do Centro de Saúde Escola Germano Sinval de Faria, da Escola Nacional de Saúde Publica da Fiocruz.



Critérios e indicadores

Critério Técnico

Este critério abrange a atribuição de responsabilidade e referencia pela informação oferecida, a apresentação de datas de criação e atualização do site e a existência de propaganda comercial.

Critério Interatividade

A proposta desse critério prevê que o site avaliado ofereça meios de comunicação como “fale conosco”, Facebook, Twitter, alem de estruturas básicas de navegação como “menu” e “buscador”. A página deve ser considerada, ainda, atraente pelo avaliador seja ele usuário ou profissional.

Critério Abrangência

Nosso trabalho adotou o sentido e o significado deste critério na íntegra. Como a Dengue é uma doença transmissível foi considerado abrangente o site que apresentou informações sobre prevenção, transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Critério Acurácia

Acurácia é definida pelo grau de concordância entre a informação oferecida e a melhor evidência ou a prática médica geralmente aceita. No nosso entender a precisão e a atualidade são atributos essenciais para provisão de informação sobre saúde. Por isso os sites de saúde precisam apresentar uma informação correta do ponto de vista científico.

Critério Legibilidade

Este critério pretende verificar a capacidade do texto ser compreensível por um leigo. O método adotado pelos artigos analisados relaciona-se com a extensão e a complexidade das frases e das palavras. Os artigos usam fórmulas como Flesh-Kincaid Grade Level Índex. No nosso entender utilização destas fórmulas tem limitações, pois os índices de legibilidade que elas utilizam não envolvem outros aspectos subjetivos que afetam a compreensão do texto e das palavras.

Por esta razão decidimos envolver alguns moradores das Comunidades de Manguinhos nesta avaliação. O perfil socioeconômico que eles têm e o nível de escolaridade se aproxima, em linhas gerais, daquele presente na maioria dos brasileiros. Se estes avaliadores compreenderem o que está escrito no site, existe uma enorme chance da maioria dos usuários ter a mesma percepção. Se eles não compreenderem a assertiva também é verdadeira: a maioria dos brasileiros também terá dificuldade de compreender o que está escrito.

Este critério foi avaliado somente pelo grupo de moradores de Manguinhos.

Confira a lista de indicadores desenvolvidos por critério de cada projeto:

Projeto de Dengue

Acesse o livro Qualidade da informação em sites de dengue: análise de uma experiência inovadora e confira a lista completa de indicadores na página 75.

Projeto de Tuberculose


CRITÉRIOINDICADOR
1

TÉCNICO

Constam informações sobre o responsável / Instituição?
2Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO?
3O site tem alguma PROPAGANDA comercial?
4Tem a fonte de informação para PREVENÇÃO?
5Tem a fonte de informação para TRANSMISSÃO?
6Tem a fonte de informação para SINTOMAS?
7Tem a fonte de informação para DIAGNÓSTICO?
8Tem a fonte de informação para TRATAMENTO?
9

INTERATIVIDADE

Existe um CANAL DE COMUNICAÇÃO para contato?
10Participa de alguma REDE SOCIAL?
11Existe ferramenta de busca (pesquisa)?
12Existe um MENU principal?
13A PRIMEIRA PÁGINA do site é ATRAENTE?
14

ABRANGÊNCIA

Tem informação sobre PREVENÇÃO?
15Tem informação sobre TRANSMISSÃO?
16Tem informação sobre SINTOMAS?
17Tem informação sobre DIAGNÓTICO?
18Tem informação sobre ONDE fazer o DIAGNÓSTICO?
19Tem informação sobre TRATAMENTO?
20Tem informação sobre ONDE fazer o TRATAMENTO?
21Tem informação sobre os EFEITOS COLATERAIS do TRATAMENTO?
22

LEGIBILIDADE

Você teve dificuldade de entender a informação sobre PREVENÇÃO?
23Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de PREVENÇÃO?
24Tem IMAGENS na página de PREVENÇÃO?
25As IMAGENS na página de PREVENÇÃO ajudam a entender o texto?
26Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRANSMISSÃO?
27Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRANSMISSÃO?
28Tem IMAGENS na página de TRANSMISSÃO?
29As IMAGENS na página de TRANSMISSÃO ajudam a entender o texto?
30Você teve dificuldade de entender a informação sobre SINTOMAS?
31Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de SINTOMAS?
32Tem IMAGENS na página de SINTOMAS?
33As IMAGENS na página de SINTOMAS ajudam a entender o texto?
34Você teve dificuldade de entender a informação sobre DIAGNÓSTICO?
35Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de DIAGNÓSTICO?
36Tem IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO?
37As IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO ajudam a entender o texto?
38Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRATAMENTO?
39Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRATAMENTO?
40Tem IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO?
41As IMAGENS na página de TRATAMENTO ajudam a entender o texto?

ACURÁCIA

PREVENÇÃO
42A Tuberculose pode ser prevenida em lugares arejados.
43A vacina BCG protege as crianças das formas mais graves da tuberculose (Exemplo: Minigite Tuberculosa)
44A vacinação da BCG é obrigatória a todas as crianças e é oferecida pela rede pública.

TRANSMISSÃO
45A tuberculose é transmitida por via aérea (através da tosse, fala ou espirro) e não por contato físico (como por exemplo, aperto de mão) ou com utensílios domésticos.
46 A tuberculose pulmonar e laríngea são as que transmitem a doença.
47Na maioria das vezes, se o tratatamento for realizado corretamente, em 15 dias, o doente não transmite mais.
48O paciente que apresenta a o exame de escarro negativo (baciloscopia negativa), não transmite a doença.

SINTOMAS
49O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de 03 semanas.
50Febre, perda de apetite, perda de peso, suor noturno e escarro com sangue são sintomas frequentes da Tuberculose (Até 2 sintomas - Incompleto / 3 ou mais sintomas - Completo).
51Os sintomas desaparecem com o uso regular das medicações. Isso não significa que o paciente esteja curado.

DIAGNÓSTICO
52Quando se divide o ambiente com alguém com tuberculose é necessário realizar uma avaliação de saúde.
53A prova tuberculínica (PPD) é o teste diagnóstico para saber se o indivíduo teve contato com o bacilo.
54O indivíduo pode se infectar pelo bacilo e não desenvolver a doença.
55Todo paciente com tuberculose deve fazer o teste anti-HIV, pois o portador de HIV/AIDS tem maior chance de desenvolver a tuberculose.
56O principal exame para diagnosticar a tuberculose pulmonar é o exame de escarro (baciloscopia).
57 O Raio X de Tórax é um exame que auxilia no diagnóstico da tuberculose pulmonar.

TRATAMENTO
58A tuberculose tratada corretamente tem cura.
59A duração do tratamento é de no mínimo 06 meses.
60O paciente que abandonar ou usar os medicamentos irregularmente não será curado. A doença pode piorar e o bacilo pode tornar-se resistente aos medicamentos.
61Os medicamentos são gratuitos e distribuidos na rede publica.
62Em caso de efeito colateral, o medicamento só deverá ser suspenso por orientação do profissional da saúde.


Projeto de Aleitamento Materno


CRITÉRIOINDICADOREIXO
1

TÉCNICO

Constam informações sobre o responsável / Instituição?
2Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO?
3O site tem alguma PROPAGANDA comercial?
4Tem a fonte de informação para as CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO?
5Tem a fonte de informação sobre os CUIDADOS COM A MAMA?
6Tem a fonte de informação para os ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ?
7Tem a fonte de informação sobre as DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO?
8Tem a fonte de informação sobre o uso dos BICOS ARTIFICIAIS?
9Tem a fonte de informação sobre a FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS?
10Tem a fonte de informação sobre o direito da mãe a LICENÇA MATERNIDADE?
11

INTERATIVIDADE

Existe um CANAL DE COMUNICAÇÃO para contato?
12Participa de alguma REDE SOCIAL?
13Existe ferramenta de busca (pesquisa)?
14Existe um MENU principal?
15A PRIMEIRA PÁGINA do site é ATRAENTE?
16

ABRANGÊNCIA

Constam informações sobre as CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO?
17Constam informações sobre os CUIDADOS COM A MAMA?
18Constam informações sobre ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ?
19Constam informações sobre as DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO?
20Constam informações sobre o uso dos BICOS ARTIFICIAIS?
21Constam informações sobre A FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS?
22Constam informações sobre o direito da mãe a LICENÇA MATERNIDADE?
23

LEGIBILIDADE

Você teve dificuldade de entender a informação sobre CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO?
24Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO?
25Tem IMAGENS na página de CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO?
26As IMAGENS na página de CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO ajudam a entender o texto?
27Você teve dificuldade de entender a informação sobre os CUIDADOS COM A MAMA?
28Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de CUIDADOS COM A MAMA?
29Tem IMAGENS na página de CUIDADOS COM A MAMA?
30As IMAGENS na página de CUIDADOS COM A MAMA ajudam a entender o texto?
31Você teve dificuldade de entender a informação sobre a ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ?
32Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página deALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ?
33Tem IMAGENS na página de ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ?
34As IMAGENS na página de ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ ajudam a entender o texto?
35Você teve dificuldade de entender a informação sobre DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO?
36Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO?
37Tem IMAGENS na página de DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO?
38As IMAGENS na página de DOENÇAS E MEDICAMENTO QUE CONTRA INDICAM A AMAMENTAÇÃO ajudam a entender o texto?
39Você teve dificuldade de entender a informação sobre o uso dos BICOS ARTIFICIAIS?
40Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página do uso dos BICOS ARTIFICIAIS?
41Tem IMAGENS na página do uso dos BICOS ARTIFICIAIS?
42As IMAGENS na página de BICOS ARTIFICIAIS ajudam a entender o texto?
43Você teve dificuldade de entender a informação sobre a FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS?
44Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS?
45Tem IMAGENS na página de FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS?
46As IMAGENS na página de FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS ajudam a entender o texto?
47Você teve dificuldade de entender a informação sobre a LICENÇA MATERNIDADE?
48Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de LICENÇA MATERNIDADE?
49Tem IMAGENS na página de LICENÇA MATERNIDADE?
50As IMAGENS na página de LICENÇA MATERNIDADE ajudam a entender o texto?
51

ACURÁCIA

O leite materno é um alimento completo que fornece ao bebê todos os componentes necessários ao seu desenvolvimento, protegendo-o contra infecções no intestino, estômago e pulmões.

Propriedades do Leite Materno

52O Leito Materno não deve ser complementado com outros líquidos (água, chá ou outros leites) nos primeiros 6 meses de vida do bebê.
53Não existe leite materno fraco!
54O banho-maria deve ser realizado com a colocação do frasco a ser aquecido ou descongelado detro da água já aquecida, em ponto de borbulha, com o fogão já desligado. O nível da água de dentro da panela deve ficar acima do nível do leite dentro do frasco (ou o frasco deverá ficar mergulhado dentro da panela sem chegar na altura da rosca de sua tampa) e, durante o descongelamento ou aquecimento do leite, o frasco deverá ser agitado de cinco em cinco minutos.
55Não há necessidade de preparo das mamas durante a gravidez para a amamentação; não se deve usar qualquer objeto, não espremer e não utilizar cremes ou loções nas mamas.

Cuidados com a Mama

56O Bebê faz uma boa pega quando ele abocanha mais do que o bico do peito da mãe. Observa-se que a boca do bebê está bem aberta (“boca de peixinho”), lábios virados para fora, o queixo encosta no peito da mãe, as bochechas ficam arredondadas e o bebê demonstra estar satisfeito no final da mamada;
57Mastite é uma infecção da mama, associada a rachaduras (fissuras) e machucados nos mamilos e endurecimento da mama por dificuldade da saída ou por excesso de produção do leite.
58A mastite pode ser evitada com o esvaziamento das mamas através das mamadas e também com massagens seguidas de ordenhas; não se devem fazer compressas quentes nas mamas e, caso a infecção persista, a mulher deve buscar ajuda de um médico para tratamento.
59A massagem das mamas deve começar na região ao redor do bico, em direção ao corpo da mulher, com os dedos da mão espalmados, sempre em movimento circulares.
60A Massagem das mamas favorece a ordenha manual (retirada do leite com as mãos).
61Para ordenhar o leite a mulher deve lavar muito bem as mãos com água e sabão, cobrir os cabelos, boca e nariz com um pano limpo, desprezando os primeiros jatos que saírem de seu peito.

Amamentação

62A ordenha manual das mamas deve ser feita colocando o polegar acima da linha onde acaba a parte escura da mama (aréola) e os dedos indicador e médio abaixo dessa parte, firmando bem os dedos e empurrando a mama para trás em direção ao corpo da mulher. Ainda com a mama recolhida, apertar o polegar em direção aos outros dedos (indicador e médio) até sair o leite.
63Ao completar 6 meses de vida, devemos adicionar outros alimentos ao Aleitamento Materno, que deve ser mantido até os 2 anos de vida ou mais.
64O bebê saudável deve ser colocado para sugar o peito da mãe na primeira meia hora de vida; este estímulo favorece a descida do leite.
65Não utilizar bicos artificiais (chupetas, mamadeiras, bicos de silicone, etc), pois eles podem atrapalhar a sucção do bebê e provocar o abandono da amamentação antes do tempo indicado.
66Os bicos artificiais podem alterar a estrutura facial do bebê, facilitar a respiração pela boca e alterar o posicionamento de sua língua e de seus dentes, dificultando o desenvolvimento da fala; também podem se tornar veículo de infecção no bebê por micro-organismos, quando contaminados.
67O bebê deve mamar sempre que quiser (livre demanda) e pelo tempo que quiser, de dia e de noite.
68Antes de tomar qualquer medicamento, procure um médico e informe que está amamentando.
69A alimentação da gestante deve acompnahar os hábitos alimentares de sua família, evitando excessos de sal, açúcar, gorduras e álcool.
70É contra indicada a amamentação quando a mãe é portadora do vírus do HIV.
71Só a própria mãe deve amamentar o seu bebê, porque muitas doenças graves podem passar pelo leite materno.
72O leite materno excedente pode ser doado para um Banco de Leite Humano ou um posto de coleta credenciado. basta acessar o site www.redeblh.fiocruz.br para você conhecer a lista de locais que recebem leite humano de mães doadoras.

Apoio, Promoção e Proteção à Amamentação

73A manutenção da produção do leite pela mãe que está separada de seu bebê pode ser estimulada através de uma rotina de massagens e ordenhas para que o bebê receba o leite de sua mãe assim que possa ser amamentado.
74As mulheres que estejam com dificuldades em amamentar ou que desejem manter sua produção e guardar seu leite para oferecê-lo ao seu bebê devem buscar apoio e orientação junto a um Banco de Leite Humano ou a uma Unidade de Saúde mais próxima.
75O leite humano ordenhado para ser armazenado deve ser guardado em frascos de vidro com tampa de plástico, lavados e esterilizados, por até 12 horas na geladeira ou, por até 15 dias, em freezer ou congelador.
76O leite humano ordenhado e armazenado para ser oferecido ao bebê deverá ser descongelado ou aquecido em banho-maria e servido ao bebê em xícara ou copinho.
77Mães que estão amamentando e retornam ao trabalho podem manter e armazenar sua produção de leite para garantir a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida de seu bebê e, a seguir, garantir a amamentação complementada até os dois anos ou mais.
78A licença maternidade, por pelo menos 120 dias corridos, é um direito da mãe garantido por lei para os cuidados de seus filhos, incluindo a amamentação.

Seleção dos sites avaliados

Projeto de Dengue

A seleção dos sites de Dengue que foram avaliados obedeceu 3 critérios: sites populares recuperados através do mecanismo de busca Google, sites com selo de qualidade e sites governamentais.

Primeiro critério de seleção

O primeiro critério foi o mais demorado, pois exigiu que integrantes da equipe do Laiss realizassem uma pesquisa em 40 computadores de lanhouses localizadas nas Comunidades de Manguinhos e da Maré, onde residem dois estagiários de nível médio que atuam no Laiss. Eles utilizaram a palavra “dengue” para pesquisar no Google em 20 computadores em cada comunidade. Eles anotaram os 10 primeiros sites apresentados como resultado na primeira página. Em geral o usuário que frequenta o Google dificilmente passa para segunda pagina em sua pesquisa neste buscador. Assim existe uma grande possibilidade destes sites serem os mais acessados por quem realizasse a mesma busca para saber sobre essa doença nestas comunidades.

O resultado final da aplicação de método possibilitou que fossem selecionadas 10 fontes de informação segundo o primeiro critério da pesquisa, o sites recuperados através do Google, configurando o seguinte quadro:


Segundo critério de seleção

A Organização não-governamental suiça Health On Net (HON) é uma das mais tradicionais instituições existentes no mundo. Ela avalia a qualidade da informação em sites de saúde há mais de 15 anos. Em seu endereço virtual podem ser encontrados sites de saúde de diferentes países que tratam de diferentes doenças ou problemas de saúde. Nele foram encontrados cinco sites brasileiros sobre Dengue que receberam o selo de qualidade da HON. Nenhum deles está entre os mais acessados nas Comunidades de Manguinhos e Maré. Nenhum deles está vinculado a órgãos governamentais, acadêmicos, grande mídia ou produção coletiva. Todos são de iniciativa privada.

Assim, o segundo critério de seleção de fontes foi a existência de selo de qualidade concedido pela HON a cinco sites brasileiros que tratam da Dengue, configurando-se o seguinte quadro:


Terceiro critério de seleção

O último critério foi a seleção de fontes de informação mantidas por entidades do governo, totalizando 4 sites. Este número foi reduzido para 3 pois o site de dengue da Prefeitura de São Paulo ficou indisponível durante a pesquisa.










Projeto de Tuberculose


A seleção dos sites de Tuberculose que foram avaliados obedeceu 2 critérios: sites populares recuperados através do mecanismo de busca Google e sites sugeridos pelos especialistas do Centro de Referência Helo Fraga.


Primeiro Critério de seleção


O primeiro critério de seleção exigiu que 2 estagiários integrantes da equipe do LAISS fossem a lan houses localizadas na comunidade de Manguinhos e buscassem a palavra “tuberculose” no Google. A pesquisa foi realizada em 20 computadores diferentes por cada estagiário e gerou um ranking com os 11 sites que mais apareceram no levantamento. 7 desses sites permaneceram na lista, conforme pode ser visto no quadro abaixo:

TítuloResponsávelEndereçoSumário
Campanha de Combate à Tuberculose Prefeitura Municipal de Porto Alegrehttp://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=704Portal oficial da SMS, dia Mundial de Combate à Tuberculose
Tuberculose: causa, sintoma, tratamento e prevençãoBrasil Escola
http://www.brasilescola.com/doencas/tuberculose.htmPortal de educação voltado para transmissão do conhecimento em diversas áreas.
TuberculoseSecretaria Estadual de Saúde do Paranáhttp://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=939Página institucional da secretaria de saúde do Paraná, com informações sobre a Tuberculose, incluindo programas de capacitação para os profissionais que atuam com a doença
Doenças e Sintomas: TuberculoseDr. Drauzio Varellahttp://drauziovarella.com.br/letras/t/tuberculose/Página sobre Tuberculose do site do conhecido Dr. Drauzio Varella, na seção que trata diferentes assuntos, classificado como Clínica Geral
TuberculoseMinha Vida
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/tuberculoseSite que se autointitula como "o maior portal de saúde e bem-estar do Brasil", com o propósito de "melhorar a qualidade de vida da população, despertando nas pessoas o cuidado com a sua própria saúde" Contam com a parceria de "mais de 200 especialistas de saúde na elaboração dos nossos conteúdos"
O que é tuberculose? Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo
http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/temas-de-saude/tuberculose/o-que-e-tuberculoseSite oficial da SES, informando à população sobre a Tuberculose
Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médicoG1 (Globo)http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/tuberculose-detectada-em-thiaguinho-e-comum-entre-jovens-diz-medico.htmlPortal do Programa da Rede Globo Bem Estar, com matéria sobre a Tuberculose.

Segundo Critério de seleção


O segundo critério de seleção foi elaborado a partir da indicação da equipe de profissionais do Centro de Referência Hélio Fraga, parceiros nesse projeto. Sendo assim, sites  governamentais e de associação científica foram incorporados ao ranking, configurando o quadro abaixo:


TítuloResponsávelEndereçoSumário
Campanha de Combate à TuberculosePrefeitura de Porto Alegrehttp://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=704Portal Oficial da SMS, com informações sobre a doença
TuberculosePrefeitura do Rio de Janeirohttp://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=4277320Portal oficial da SMS, com informações sobre a doença
TuberculoseFundação de Medicina Tropicalhttp://www.fmt.am.gov.br/manual/tuberculose.htmPágina
TuberculoseSociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologiahttp://sbpt.org.br/tuberculose-12111211/"A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) é uma Associação médica sem fins lucrativos, de caráter científico, cultural e representativo"
Tuberculose: Circulando a InformaçãoPrograma Nacional de Controle da Tuberculosehttp://blogdatuberculose.blogspot.com.br/p/conhecendo-tuberculose.html"Este veículo visa ser um mecanismo facilitador para difundir informações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose de forma clara e objetiva"


Projeto de Aleitamento Materno


A seleção dos sites de Tuberculose que foram avaliados obedeceu 1 critérios: sites populares recuperados através do mecanismo de busca Google.


2 estagiários da equipe do LAISS foram a lan houses de Manguinhos e buscaram no Google as palavras “Amamentação” e “Aleitamento”. A pesquisa foi realizada em 10 computadores por cada estagiário e gerou um ranking com os 23 sites que mais apareceram no levantamento. Tal ranking foi apresentado para equipe do IFF e o grupo acordou que os 20 primeiros sites do ranking seriam avaliados, configurando o quadro abaixo:

TítuloResponsávelEndereçoSumário
Aleitamento.comDr. Marcos Renatohttp://www.aleitamento.com/amamentacao/ "O Portal sobre o Universo da Amamentação"
Aleitamento MaternoWikipédiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Aleitamento_maternoVerbete Aleitamento Materno da maior enciclopédia livre que contém 5 referências e 10 bibliografias atualmente
AmamentaçãoGuia do bebêhttp://guiadobebe.uol.com.br/amamentacao/"Site de conteúdo segmentado, cujas informações são dirigidas às gestantes, futuros papais, mamães e papais de bebês de até 6 anos, principalmente"
AmamentaçãoBaby Centerhttp://brasil.babycenter.com/c200049/amamenta%C3%A7%C3%A3o"Site que se propõe a ser uma fonte confiável de informações sobre gravidez e bebês, com o objetivo de ajudar pais e mães na difícil e maravilhosa tarefa que é criar um filho".
AmamentaçãoBebê (Revista Abril)http://bebe.abril.com.br/amamentacaoPágina da editora Abril, dedicada a informações sobre a temática infantil
Aleitamento MaternoUnicef Brasilhttp://www.unicef.or g/brazil/pt/activities_10003.htmSite do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, dedicada a informações sobre o Aleitamento Materno
Entrevista: Aleitamento MaternoDr. Drauzio Varellahttp://drauziovarella.com.br/crianca-2/aleitamento-materno/Página sobre Tuberculose do site do conhecido Dr. Drauzio Varella, na seção que trata diferentes assuntos, classificado como Criança
AmamentaçãoPampershttp://www.pampers.com.br/recem-nascido/amamentacao
Aleitamento MaternoABC da Saúdehttp://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?17Portal "com o objetivo de veicular ao público leigo informações e orientações, de caráter educativo, na área de saúde, promovendo a qualidade de vida através da prevenção e controle de doenças e problemas de saúde coletiva"
Aleitamento MaternoRede BLHhttp://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=384 Página da Fundação Oswaldo Cruz, dedicada a informações pertinentes a temática da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano
Leite MaternoLeite Maternohttp://www.leitematerno.org/Página dedicada a "tudo o que precisa de saber para amamentar com sucesso!"
Bem vindo à SOS AmamentaçãoSOS Amamentaçãohttp://www.sosamamentacao.org.pt/Página de Portugal dedicada a disseminar informações a respeito da temática Aleitamento Materno.
Amamentar é tudo de bomAmamentar é tudo de bomhttp://www.amamentartudodebom.com.br/Blog privado dedicado a disseminar informações a respeito da temática Aleitamento Materno.
AmamentaçãoSenac SPhttp://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a18662.htm&testeira=1847&sub=0 Site institucional, com material didático e material de para que a temática Amamentação e Aleitamento Materno seja trabalhada
Mamãe e Bebê - Consultoria em AmamentaçãoMamãe e Bebêhttp://www.mamaebebeamamentacao.com/Site privado que oferece consultoria em assuntos relacionados a Amamentação e Aleitamento Materno
Criança e Aleitamento MaternoSecretaria de Saúde da Bahiahttp://www.saude.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58&catid=2&Itemid=17 Portal oficial da Secretaria de Saúde, na seção que trata diferentes assuntos, classificado como Saúde de Todos nós

Portal de Saúde SUShttp://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sas/saude-da-crianca-e-aleitamento-materno

Pastoral da Criançahttp://www.pastoraldacrianca.org.br/pt/tema/2417-aleitamento-materno-um-ato-de-amor0

Fundação Hospitalar do Estado de MGhttp://www.fhemig.mg.gov.br/programas-e-acoes/banco-de-leite-humano/duvidas-sobre-amamentacao
Artigos sobre AmamentaçãoDe mãe para mãehttp://demaeparamae.pt/tema/amamentacaoBlog com assuntos pertinentes a temática infantil

Ferramentas de avaliação

O Google Drive foi a ferramenta online utilizada para criação dos formulários. Com ela, as respostas dos avaliadores são automaticamente tabuladas em uma planilha eletrônica. Além disso, ela oferece um recurso através do qual podem ser construídos gráficos com as respostas objetivas. Com o formulário piloto, percebemos a necessidade de automatizar esse processo e o recurso do instrumento do Google Drive foi a solução adequada para tal fim. A escolha pelo Google Drive automatizou o processo de avaliação e minimizou consideravelmente a possibilidade de erros operacionais que dependiam da efetiva aplicação de regras pré-estabelecidas no contexto geral da avaliação.

Foram criadas duas ferramentas de avaliação online para cada projeto: uma para cada grupo de avaliadores. Os especialistas e os moradores de manguinhos tiveram acesso aos formulários que contém os indicadores referentes aos seguintes critérios: Técnico, Interatividade, Abrangência, Legibilidade e Acurácia.

As tabelas a seguir apresentam a estrutura dessas ferramentas:

Projeto de Dengue

FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS PESQUISADORES-CIDADÃOS

Perguntas

Respostas
EsperadasOutras
1. O site apresenta o RESPONSÁVEL?SimNão
2. Constam INFORMAÇÕES sobre o responsável?SimNão
3. Consta a data da CRIAÇÃO do Site?SimNão
4. Consta a data da última ATUALIZAÇÃO?SimNão
5. Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO?Até 60 diasMais de 60 dias
6. O site tem alguma PROPAGANDA comercial?NenhumaPoucas, Muitas
7. Tem E-MAIL ou FALE CONOSCO para contato na primeira página?SimNão
8. Participa de alguma REDE SOCIAL?SimNão
9. Tem como pesquisar?SimNão
10. Existe um MENU Principal?SimNão
11. A PRIMEIRA PÁGINA do site é ATRAENTE?SimMais ou menos, Não
12. Tem informação sobre PREVENÇÃO?SimNão
13. Tem a fonte da informação de PREVENÇÃO?SimNão
14. Você teve dificuldade de entender a informação sobre PREVENÇÃO?NãoUm pouco, Sim
15. Você encontrou FRASES difíceis na página de PREVENÇÃO?NãoSim
16. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de PREVENÇÃO?NãoSim
17. Têm IMAGENS na página de PREVENÇÃO?SimNão
18. As IMAGENS na página de PREVENÇÃO ajudam a entender o texto?SimUm pouco, Nâo
19. Tem informação sobre TRANSMISSÃO?SimNão
20. Tem a fonte da informação de TRANSMISSÃO?SimNão
21. Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRANSMISSÃO?NãoUm pouco, Sim
22. Você encontrou FRASES difíceis na página de TRANSMISSÃO?NãoSim
23. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRANSMISSÃO?NãoSim
24. Têm IMAGENS na página de TRANSMISSÃO?SimNão
25. As IMAGENS na página de TRANSMISSÃO ajudam a entender o texto?SimUm pouco, Nâo
26. Tem informação sobre SINTOMAS?SimNão
27. Tem a fonte da informação de SINTOMAS?SimNão
28. Você teve dificuldade de entender a informação sobre SINTOMAS?NãoUm pouco, Sim
29. Você encontrou FRASES difíceis na página de SINTOMAS?NãoSim
30. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de SINTOMAS?NãoSim
31. Têm IMAGENS na página de SINTOMAS?SimNão
32. As IMAGENS na página de SINTOMAS ajudam a entender o texto?SimUm pouco, Nâo
33. Tem informação sobre DIAGNÓSTICO?SimNão
34. Tem a fonte da informação de DIAGNÓSTICO?SimNão
35. Você teve dificuldade de entender a informação sobre DIAGNÓSTICO?NãoUm pouco, Sim
36. Você encontrou FRASES difíceis na página de DIAGNÓSTICO?NãoSim
37. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de DIAGNÓSTICO?NãoSim
38. Têm IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO?SimNão
39. As IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO ajudam a entender o texto?SimUm pouco, Nâo
40. Tem informação de ONDE fazer o DIAGNÓSTICO?SimNão
41. Tem informação sobre TRATAMENTO?SimNão
42. Tem a fonte da informação de TRATAMENTO?SimNão
43. Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRATAMENTO?NãoUm pouco, Sim
44. Você encontrou FRASES difíceis na página de TRATAMENTO?NãoSim
45. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRATAMENTO?NãoSim
46. Têm IMAGENS na página de TRATAMENTO?SimNão
47. As IMAGENS na página de TRATAMENTO ajudam a entender o texto?SimUm pouco, Nâo
48.Tem informação de ONDE fazer o TRATAMENTO?SimNão
49. Tem informação sobre os EFEITOS COLATERAIS do TRATAMENTO?SimNão

FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS

Indicadores

Respostas
EsperadasOutras
1. O site apresenta o RESPONSÁVEL?SimNão
2. Constam INFORMAÇÕES sobre o responsável?SimNão
3. Consta a data da CRIAÇÃO do Site?SimNão
4. Consta a data da última ATUALIZAÇÃO?SimNão
5. Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO?Até 60 diasMais de 60 dias
6. O site tem alguma PROPAGANDA comercial?NenhumaPoucas, Muitas
7. Tem E-MAIL ou FALE CONOSCO para contato na primeira página?SimNão
8. Participa de alguma REDE SOCIAL?SimNão
9. Tem como pesquisar?SimNão
10. Existe um MENU Principal?SimNão
11. A PRIMEIRA PÁGINA do site é ATRAENTE?SimMais ou menos, Não
12. Tem informação sobre PREVENÇÃO?SimNão
13. Tem a fonte da informação de PREVENÇÃO?SimNão
14. A informação sobre PREVENÇÃO está de acordo com o atual estágio do conhecimento científico?SimUm pouco, Nâo
15. Tem informação sobre TRANSMISSÃO?SimNão
16. Tem a fonte da informação de TRANSMISSÃO?SimNão
17. A informação sobre TRANSMISSÃO está de acordo com o atual estágio do conhecimento científico?SimNão
18. Tem informação sobre SINTOMAS?SimNão
19. Tem a fonte da informação de SINTOMAS?SimNão
20. A informação sobre SINTOMAS está de acordo com o atual estágio do conhecimento científico?SimUm pouco, Nâo
21. Tem informação sobre a fase crítica da doença em que há o risco de desenvolvimento de formas graves?SimNão
22. Tem informação clara, além dos sintomas iniciais da dengue, dos sintomas que podem surgir no período crítico?SimNão
23. Tem informação de que a Dengue pode ser grave e mesmo causar a morte sem que o paciente apresente hemorragia ou plaquetas muito baixas?SimNão
24. Tem informação sobre a noção de SINAIS DE ALARME como prenúncio de agravamento da Dengue?SimNão
25. O Ministério da Saúde apresenta 11 SINAIS DE ALARME da Dengue descritos abaixo. Quantos destes SINAIS DE ALARME estão presentes neste site?TodosAlguns, Nenhum
26. Tem informação sobre DIAGNÓSTICO?SimNão
27. Tem a fonte da informação de DIAGNÓSTICO?SimNão
28. A informação sobre DIAGNÓSTICO está de acordo com o atual estágio do conhecimento científico?SimUm pouco, Nâo
29. Tem informação de ONDE fazer o DIAGNÓSTICO?SimNão
30. Tem informação sobre a necessidade de diferenciar Dengue de outras doenças febris potencialmente fatais em caso de retardo como: as sepses de várias origens (aparelho digestório, urinário, respiratório e em especial a meningococcemia), a malária e a leptospirose?SimNão
31. Tem informação sobre TRATAMENTO?SimNão
32. Tem a fonte da informação de TRATAMENTO?SimNão
33. A informação sobre TRATAMENTO está de acordo com o atual estágio do conhecimento científico?SimUm pouco, Nâo
34. Tem informação de ONDE fazer o TRATAMENTO?SimNão
35. Tem orientação sobre onde procurar TRATAMENTO em função da gravidade da doença ou dos sintomas apresentados?SimNão
36. Tem informação sobre os EFEITOS COLATERAIS do TRATAMENTO?SimNão
37. Tem informação que oriente sobre a necessidade de retornar ao serviço de saúde para reavaliação clínica entre o terceiro e sexto dia da doença (fase crítica)?SimNão
38. Tem informação sobre a necessidade de procurar uma unidade de emergência imediatamente se surgirem SINAIS DE ALARME?SimNão


Projeto de Tuberculose

FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS PESQUISADORES-CIDADÃOS

Perguntas

Respostas
EsperadasOutras
1. Constam INFORMAÇÕES sobre o responsável/instituição?SimNão
2. Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO?Até 60 diasMais de 60 dias, Não possui data de Atualização
3. O site tem alguma PROPAGANDA comercial?NenhumaPoucas, Muitas
4. Existe algum CANAL DE COMUNICAÇÃO para contato?SimNão
5. Participa de alguma REDE SOCIAL?SimNão
6. Existe ferramenta de BUSCA (pesquisa)?SimNão
7. Existe um MENU Principal?SimNão
8. A PRIMEIRA PÁGINA do site é ATRAENTE?SimMais ou menos, Não
9. Tem informação sobre PREVENÇÃO?SimNão
10. Tem a fonte da informação de PREVENÇÃO?SimNão
11. Você teve dificuldade de entender a informação sobre PREVENÇÃO?NãoUm pouco, Sim
12. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de PREVENÇÃO?NãoSim
13. Tem IMAGENS na página de PREVENÇÃO?SimNão
14. As IMAGENS na página de PREVENÇÃO ajudam a entender o texto?SimUm pouco, Nâo
15. A tuberculose pode ser prevenida em lugares arejados.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
16. A vacina BCG protege as crianças das formas mais graves da tuberculose.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
17. A vacinação da BCG é obrigatória a todas as crianças e é oferecida pela rede pública.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
18. Tem informação sobre TRANSMISSÃO?SimNão
19. Tem a fonte da informação de TRANSMISSÃO?SimNão
20. Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRANSMISSÃO?NãoUm pouco, Sim
21. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRANSMISSÃO?NãoSim
22. Tem IMAGENS na página de TRANSMISSÃO?SimNão
23. As IMAGENS na página de TRANSMISSÃO ajudam a entender o texto?SimUm pouco, Nâo
24. A tuberculose é transmitida por via aérea (através da tosse, fala ou espirro) e não por contato físico (como por exemplo, aperto de mão) ou com utensílios domésticos.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
25. A tuberculose pulmonar e laríngea são as que transmitem a doença. CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
26. Na maioria das vezes, se o tratamento for realizado corretamente, em 15 dias, o doente não transmite mais.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
27. O paciente que apresenta a o exame de escarro negativo (baciloscopia negativa), não transmite a doença.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
28. Tem informação sobre SINTOMAS?SimNão
29. Tem a fonte da informação de SINTOMAS?SimNão
30. Você teve dificuldade de entender a informação sobre SINTOMAS?NãoUm pouco, Sim
31. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de SINTOMAS?NãoSim
32. Tem IMAGENS na página de SINTOMAS?SimNão
33. As IMAGENS na página de SINTOMAS ajudam a entender o texto?SimUm pouco, Nâo
34. O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de 03 semanas.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
35. Febre, perda de apetite, perda de peso, suor noturno e escarro com sangue são sintomas frequentes da tuberculose (Até 2 sintomas - Incompleto / 3 ou mais sintomas - Completo).CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
36. Os sintomas desaparecem com o uso regular das medicações. Isso não significa que o paciente esteja curado.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
37. Tem informação sobre DIAGNÓSTICO?SimNão
38. Tem a fonte da informação de DIAGNÓSTICO?SimNão
39. Você teve dificuldade de entender a informação sobre DIAGNÓSTICO?NãoUm pouco, Sim
40. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de DIAGNÓSTICO?NãoSim
41. Tem informação de ONDE fazer o DIAGNÓSTICO?SimNão
42. Tem IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO?SimNão
43. As IMAGENS na página de DIAGNÓSTICO ajudam a entender o texto?SimUm pouco, Nâo
44. Quando se divide o ambiente com alguém com tuberculose é necessário realizar uma avaliação de saúde.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
45. A prova tuberculínica (PPD) é o teste diagnóstico para saber se o indivíduo teve contato com o bacilo.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
46. O indivíduo pode se infectar pelo bacilo e não desenvolver a doença. CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
47. Todo paciente com tuberculose deve fazer o teste anti-HIV, pois o portador de HIV/AIDS tem maior chance de desenvolver a tuberculose. CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
48. O principal exame para diagnosticar a tuberculose pulmonar é o exame de escarro (baciloscopia).CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
49. O Raio X de Tórax é um exame que auxilia no diagnóstico da tuberculose pulmonar.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
50. Tem informação sobre TRATAMENTO?SimNão
51. Tem a fonte da informação de TRATAMENTO?SimNão
52. Você teve dificuldade de entender a informação sobre TRATAMENTO?NãoUm pouco, Sim
53. Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de TRATAMENTO?NãoSim
54.Tem informação de ONDE fazer o TRATAMENTO?SimNão
55. Tem informação sobre os EFEITOS COLATERAIS do TRATAMENTO?SimNão
56. Tem IMAGENS na página de TRATAMENTO?SimNão
57. As IMAGENS na página de TRATAMENTO ajudam a entender o texto?SimUm pouco, Nâo
58. A tuberculose tratada corretamente tem cura. CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
59. A duração do tratamento é de no mínimo 06 meses.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
60. O paciente que abandonar ou usar os medicamentos irregularmente não será curado. A doença pode piorar e o bacilo pode tornar-se resistente aos medicamentos.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
61. Os medicamentos são gratuitos e distribuídos na rede publica.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
62. Em caso de efeito colateral, o medicamento só deverá ser suspenso por orientação do profissional da saúde.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta

FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS

Indicadores

Respostas
EsperadasOutras
1. A tuberculose pode ser prevenida em lugares arejados.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
2. A vacina BCG protege as crianças das formas mais graves da tuberculose.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
3. A vacinação da BCG é obrigatória a todas as crianças e é oferecida pela rede pública.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
4. A tuberculose é transmitida por via aérea (através da tosse, fala ou espirro) e não por contato físico (como por exemplo, aperto de mão) ou com utensílios domésticos.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
5. A tuberculose pulmonar e laríngea são as que transmitem a doença.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
6. Na maioria das vezes, se o tratamento for realizado corretamente, em 15 dias, o doente não transmite mais.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
7. O paciente que apresenta a o exame de escarro negativo (baciloscopia negativa), não transmite a doença.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
8. O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de 03 semanas.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
9. Febre, perda de apetite, perda de peso, suor noturno e escarro com sangue são sintomas frequentes da tuberculose (Até 2 sintomas - Incompleto / 3 ou mais sintomas - Completo).CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
10. Os sintomas desaparecem com o uso regular das medicações. Isso não significa que o paciente esteja curado.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
11. Quando se divide o ambiente com alguém com tuberculose é necessário realizar uma avaliação de saúde.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
12. A prova tuberculínica (PPD) é o teste diagnóstico para saber se o indivíduo teve contato com o bacilo.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
13. O indivíduo pode se infectar pelo bacilo e não desenvolver a doença.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
14. Todo paciente com tuberculose deve fazer o teste anti-HIV, pois o portador de HIV/AIDS tem maior chance de desenvolver a tuberculose.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
15. O principal exame para diagnosticar a tuberculose pulmonar é o exame de escarro (baciloscopia). CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
16. O Raio X de Tórax é um exame que auxilia no diagnóstico da tuberculose pulmonar.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
17. A tuberculose tratada corretamente tem cura. CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
18. A duração do tratamento é de no mínimo 06 meses.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
19. O paciente que abandonar ou usar os medicamentos irregularmente não será curado. A doença pode piorar e o bacilo pode tornar-se resistente aos medicamentos.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
20. Os medicamentos são gratuitos e distribuídos na rede publica. CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
21. Em caso de efeito colateral, o medicamento só deverá ser suspenso por orientação do profissional da saúde.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta


Projeto de Aleitamento Materno

FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS PESQUISADORES-CIDADÃOS

Perguntas

Respostas
EsperadasOutras
1. Constam INFORMAÇÕES sobre o responsável/instituição?SimNão
2. Há quanto tempo foi feita a última ATUALIZAÇÃO?Até 60 diasMais de 60 dias, Não possui data de Atualização
3. O site tem alguma PROPAGANDA comercial?NenhumaPoucas, Muitas
4. Existe algum CANAL DE COMUNICAÇÃO para contato?SimNão
5. Participa de alguma REDE SOCIAL?SimNão
6. Existe Ferramenta de BUSCA?SimNão
7. Existe um MENU Principal?SimNão
8. A PRIMEIRA PÁGINA do Site é atraente?SimNão
Constam informações sobre as CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO?SimNão
Tem a fonte da informação para as CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO?SimNão
Você teve dificuldade de entender a informação sobre as CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO?NãoSim
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO?NãoSim
As IMAGENS da página de CARACTERÍSTICAS DO LEITE MATERNO ajudam a entender o texto?SimNão, Não possui imagens
Constam informações sobre os CUIDADOS COM A MAMA?SimNão
Tem a fonte de informação sobre os CUIDADOS COM A MAMA?SimNão
Você teve dificuldade de entender a informação sobre CUIDADOS COM A MAMA?NãoSim
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de CUIDADOS COM A MAMA?NãoSim
As IMAGENS da página de CUIDADOS COM A MAMA ajudam a entender o texto?SimNão, Não possui imagens
Constam informações sobre a ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ (Mãe que amamenta)?SimNão, Em parte
Tem a fonte de informação sobre a ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ (Mãe que amamenta)?SimNão
Você teve dificuldade de entender a informação sobre a ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ (Mãe que amamenta)?NãoSim
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ (Mãe que amamenta)?NãoSim
As IMAGENS da página de ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE/NUTRIZ (Mãe que amamenta) ajudam a entender o texto?SimNão, Não possui imagens
Constam informações sobre as DOENÇAS E MEDICAMENTOS que contra indicam o Aleitamento Materno?SimNão, Em parte
Tem a fonte de informação sobre DOENÇAS E MEDICAMENTOS que contra indicam a amamentação?SimNão
Você teve dificuldade de entender a informação sobre as DOENÇAS E MEDICAMENTOS que contra indicam a amamentação?NãoSim
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de DOENÇAS E MEDICAMENTOS que contra indicam a amamentação?NãoSim
As IMAGENS da página de DOENÇAS E MEDICAMENTOS que contra indicam a amamentação ajudam a entender o texto?SimNão, Não possui imagens
Constam informações sobre o uso dos BICOS ARTIFICIAIS?SimNão
Tem a fonte de informação sobre o USO DE BICOS ARTIFICIAIS?SimNão
Você teve dificuldade de entender a informação sobre o uso dos BICOS ARTIFICIAIS?NãoSim
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de BICOS ARTIFICIAIS?NãoSim
As IMAGENS da página de BICOS ARTIFICIAIS ajudam a entender o texto?SimNão, Não possui imagens
Constam informações sobre a FREQUÊNCIA E DURAÇÃO das mamadas?SimNão, Em parte
Tem a fonte de informação sobre a FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS?SimNão
Você teve dificuldade de entender a informação sobre a FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS?NãoSim
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS?NãoSim
As IMAGENS da página de FREQUÊNCIA E DURAÇÃO DAS MAMADAS ajudam a entender o texto?SimNão, Não possui imagens
Constam informações sobre o direito da mãe a LICENÇA MATERNIDADE?SimNão
Tem a fonte de informação sobre o direito da mãe a LICENÇA MATERNIDADE?SimNão
Você teve dificuldade de entender a informação sobre o direito da mulher a LICENÇA MATERNIDADE?NãoSim
Você encontrou PALAVRAS que não conhecia na página de LICENÇA MATERNIDADE?NãoSim
As IMAGENS da página de LICENÇA MATERNIDADE ajudam a entender o texto?SimNão, Não possui imagens

FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS

Indicadores

Respostas
EsperadasOutras
1. Não existe leite materno fraco!CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
2. O leite materno é um alimento completo que fornece ao bebê todos os componentes necessários ao seu desenvolvimento, protegendo-o contra infecções no intestino, estômago e pulmões.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
3. O leite materno não deve ser complementado com outros líquidos (água, chá ou outros leites) nos primeiros 6 meses de vida do bebê.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
4. Ao completar 6 meses de vida, devemos adicionar outros alimentos ao aleitamento materno, que deve ser mantido até os 2 anos de vida ou mais.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
5. Não há necessidade de preparo das mamas durante a gravidez para a amamentação; não se deve usar qualquer objeto, não espremer e não utilizar cremes ou loções nas mamas.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
6. Mastite é uma infecção da mama, associada a rachaduras (fissuras) e machucados nos mamilos e endurecimento da mama por dificuldade da saída ou por excesso de produção do leite.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
7. A mastite pode ser evitada com o esvaziamento das mamas através das mamadas e também com massagens seguidas de ordenhas; não se devem fazer compressas quentes nas mamas e, caso a infecção persista, a mulher deve buscar ajuda de um médico para tratamento.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
8. A massagem das mamas deve começar na região ao redor do bico, em direção ao corpo da mulher, com os dedos da mão espalmados, sempre em movimentos circulares.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
9. A massagem das mamas favorece a ordenha manual (retirada do leite com as mãos).CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
10. Para ordenhar o leite a mulher deve lavar muito bem as mãos com água e sabão, cobrir os cabelos, boca e nariz com um pano limpo, desprezando os primeiros jatos que saírem de seu peito.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
11. A ordenha manual das mamas deve ser feita colocando o polegar acima da linha onde acaba a parte escura da mama (aréola) e os dedos indicador e médio abaixo dessa parte, firmando bem os dedos e empurrando a mama para trás em direção ao corpo da mulher. Ainda com a mama recolhida, apertar o polegar em direção aos outros dedos (indicador e médio) até sair o leite.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
12. O bebê saudável deve ser colocado para sugar o peito da mãe na primeira meia hora de vida; este estímulo favorece a descida do leite.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
13. O bebê faz uma boa pega quando ele abocanha a aréola (parte mais escura da mama) e não apenas o bico do peito da mãe. Observa-se que a boca do bebê está bem aberta (“boca de peixinho”), lábios virados para fora, o queixo encosta no peito da mãe, as bochechas ficam arredondadas e o bebê demonstra estar satisfeito no final da mamada;CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
14. Não utilizar bicos artificiais (chupetas, mamadeiras, bicos de silicone, etc), pois eles podem atrapalhar a sucção do bebê e provocar o abandono da amamentação antes do tempo indicado.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
15. Os bicos artificiais podem alterar a estrutura facial do bebê, facilitar a respiração pela boca e alterar o posicionamento de sua língua e de seus dentes, dificultando o desenvolvimento da fala; também podem se tornar veículo de infecção no bebê por micro-organismos, quando contaminados.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
16. O bebê deve mamar sempre que quiser (livre demanda) e pelo tempo que quiser, de dia e de noite.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
17. Antes de tomar qualquer medicamento, procure um médico e informe que está amamentando.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
18. A alimentação da gestante deve acompanhar os hábitos alimentares de sua família, evitando excessos de sal, açúcar, gorduras e álcool.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
19. É contra indicada a amamentação quando a mãe é portadora do vírus do HIV.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
20. Só a própria mãe deve amamentar o seu bebê, porque muitas doenças graves podem passar pelo leite materno.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
21. O leite materno excedente pode ser doado para um Banco de Leite Humano ou um posto de coleta credenciado, basta acessar o site www.redeblh.fiocruz.br para você conhecer a lista de locais que recebem leite humano de mães doadoras.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
22. A manutenção da produção do leite pela mãe que está separada de seu bebê pode ser estimulada através de uma rotina de massagens e ordenhas para que o bebê receba o leite de sua mãe assim que possa ser amamentado.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
23. As mulheres que estejam com dificuldades em amamentar ou que desejem manter sua produção e guardar seu leite para oferecê-lo ao seu bebê devem buscar apoio e orientação junto a um Banco de Leite Humano ou a uma Unidade de Saúde mais próxima.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
24. O leite humano ordenhado para ser armazenado deve ser guardado em frascos de vidro com tampa de plástico, lavados e esterilizados, por até 12 horas na geladeira ou, por até 15 dias, em freezer ou congelador.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
25. O leite humano ordenhado e armazenado para ser oferecido ao bebê deverá ser descongelado ou aquecido em banho-maria e servido ao bebê em xícara ou copinho.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
26. O banho-maria deve ser realizado com a colocação do frasco a ser aquecido ou descongelado dentro da água já aquecida, em ponto de borbulha, com o fogo já desligado. O nível da água de dentro da panela deve ficar acima do nível do leite dentro do frasco (ou o frasco deverá ficar mergulhado dentro da panela sem chegar na altura da rosca de sua tampa) e, durante o descongelamento ou aquecimento do leite, o frasco deverá ser agitado de cinco em cinco minutos.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
27. Mães que estão amamentando e retornam ao trabalho podem manter e armazenar sua produção de leite para garantir a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida de seu bebê e, a seguir, garantir a amamentação complementada até os dois anos ou mais.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta
28. A licença maternidade, por pelo menos 120 dias corridos, é um direito da mãe garantido por lei para os cuidados de seus filhos, incluindo a amamentação.CompletaAusente, Incompleta, Incorreta



Resultados

Os resultados da pesquisa estão disponíveis aqui no site e podem ser consultados de acordo com a preferência do usuário.


Consultar resultados da avaliação de Dengue!